Decorreu no passado dia 25 de novembro a Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, nos termos do disposto na alínea c) do n.º2 do artigo 22.º do Compromisso desta Instituição, para discussão e votação da Conta de Exploração Previsional e do Orçamento de Investimentos e Desinvestimentos e do Plano de Atividades para o exercício de 2019, bem como do Parecer do Órgão de Fiscalização.
Procedeu-se, previamente à apresentação pormenorizada das contas previsionais de gastos e rendimentos, bem como dos resultados esperados, a um enquadramento geral da base de atuação desta Misericórdia; a alguns indicadores de suporte ao orçamento; a pormenores da organização administrativa e financeira; e aos objetivos de gestão abarcados pelo documento em apreço.
Discutido o Orçamento de 2019 e o parecer do Conselho Fiscal, foram prestadas informações adicionais pelo Provedor e técnicos participantes na Assembleia, pelo que após terem sido colocadas a votação, foram aprovadas por unanimidade.
Do Orçamento destaca-se os seguintes indicadores de atividade:
O plano e orçamento em referência contempla, como projeto central, o início da intervenção, em termos de obras de remodelação/beneficiação, na ERPI – Estrutura Residencial para Idosos – Lar de Grandes Dependentes; a aquisição de uma viatura para o Centro de Dia; e a conclusão do projeto de arquitetura para a remodelação do edifício do antigo hospital. Programa-se, assim, um ano de novos investimentos graduais.
O Plano de Atividades e Orçamento aprovado está disponível para consulta na página de Internet da Instituição – área de irmãos, bem como as respetivas atas da Assembleia Geral. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.
2018-12-11
A quadra natalícia é vivida na Misericórdia com muita intensidade, não só pelo seu significado, como também pelo facto de “sermos uma grande família”.
Natal é tempo de partilha, harmonia e esperança, mas, também, de proximidade com quem nos é querido. Assim, como tem sido prática corrente da instituição, estruturou-se um programa de celebração participativo e aberto à comunidade.
Integrando as distintas áreas de atuação da Misericórdia e, consequentemente, as várias faixas etárias dos seus utentes, procurou-se definir uma programação bastante diversificada, incluindo espaço de animação musical, de dança, de teatro, de cânticos e das celebrações religiosas.
Neste programa, que inicia no dia 07 de dezembro, contamos com a participação sempre presente de vários parceiros individuais e coletivos que aceitaram o desafio e se juntaram às comemorações. A todos o nosso sincero obrigado.
Por fim, com base no pensamento mote da época, “O importante é estar presente”, deixamos o convite à comunidade para que nos visitem, para que visitem os familiares e amigos que residem na Misericórdia, que participem nas várias atividades que vão sendo promovidas.
Segue-se o programa:
Obs.: O programa poderá sofrer alterações.
2018-12-11
“O Mundo Hoje" é o mote dos debates que continuamos a promover no decorrer de 2018, com o pretexto de dinamizarmos um espaço de reflexão e de debate aberto sobre temas da atualidade, históricos ou vivências junto dos idosos da Misericórdia. Espaço, de igual forma, aberto à participação de familiares.
Para o efeito, em cada debate procuramos ter convidados externos que, perante as questões que lhes sejam colocadas pelos participantes, possam dar a sua opinião pessoal.
As últimas realizações incidiram sobre três temas bastante pertinentes: Envelhecimento ativo; Espiritualidade e Esperança; e Sexualidade na 3.ª Idade.
No âmbito do “Envelhecimento Ativo”, a sessão decorreu já no trimestre anterior, a 30 de maio, com a presença dos utentes da ERPI – Lar de Idosos e Centro de Dia. Foi uma sessão particularmente diferente, dado que teve vários painéis (Os direitos e os deveres dos idosos; A prevenção de quedas e a importância do exercício físico na 3.ª idade; A importância da hidratação do idoso; O Convívio social) cujos oradores foram os técnicos da Misericórdia, mas com uma forte partilha de ideias e esclarecimentos.
Seguiu-se o debate sobre “Espiritualidade e esperança”, com o Padre Lindoval, a 25 de julho. Debate mais esotérico onde se falou abertamente das religiões, crença, suas tradições e interpretações filosóficas, sempre num sentido de esperança pessoal e humana.
Por fim, a 08 de agosto, foi a vez de recebermos a enfermeira Ana Alves da Essity, para, abertamente e de forma muito participada, discutir um tema muitas vezes considerado tabu, a “sexualidade na 3.ª idade”.
A próxima sessão dos debates está agendada para 28 de novembro e terá como tema “A progressão da Diabetes”.
2018-11-05
A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 16.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.
Nesta edição são abordados, entre outros, os seguintes temas: Desfolhada tradicional; A importância dos avós na vida dos netos; Verão sonoro; Arranque do ano letivo 2018/19; Debates "O mundo hoje"; Passeios culturais seniores; Desfile Miss e Mister Misericórdia;…
O próximo número ficará disponível em inícios de janeiro de 2019 e abarcará informação do quarto e último trimestre de 2018.
Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.
2018-10-18
Durante o passado mês de junho convidamos os nossos utentes e familiares dos mesmos a responderem a um breve questionário, no qual procuramos avaliar o seu grau de satisfação no âmbito das respostas sociais/serviços que promovemos. No tocante aos familiares, o reporte da informação prende-se com a experiência de contacto, a observação e perceção de cuidados prestados.
Envolveu-se, ainda, no processo de avaliação, os parceiros institucionais, no tocante à relação institucional e articulação com as respostas sociais/serviços que promovemos.
Apresentamos, agora, a análise dos resultados obtidos, fazendo uma agregação por área de atuação: Sénior – residencial (ERPI – Estruturas Residenciais para Idosos: Lar de Idosos e Lar de Grandes Dependentes); Sénior – não residencial (SAD - Serviço de Apoio Domiciliário e CD - Centro de Dia); Infância (Creche, Pré-Escolar e CATL – Centro de Atividades e Tempos Livres); e Parceiros.
Numa análise global, rececionamos um total de 199 questionários de avaliação de satisfação preenchidos, dos quais 22 (11%) correspondem à área sénior não residencial (SAD e CD); 40 (20%) à área sénior residencial – ERPI’s; 110 (55%) à área de infância; e 27 (14%) aos parceiros.
Em termos de resultados globais, colocada a questão “considerando todos os aspetos, estou satisfeito(a) com a instituição?”, a avaliação dos utentes e familiares foi francamente positiva, revelando uma concordância ou concordância total junto de 95% dos inquiridos.
Situação análoga em relação aos parceiros, nos quais registamos uma concordância ou concordância total de 85%, quando confrontados com a questão equivalente – “considerando todos os aspetos, estou satisfeito(a) com a relação de parceria com a instituição”.
Utilizou-se, ainda, dois outros indicadores na avaliação de satisfação geral. Por um lado, a recomendação do serviço pelos utentes; por outro lado, a mudança de serviço em caso de possibilidade.
Assim, no que concerne ao primeiro indicador, 99% dos utentes/familiares, se lhes solicitado por terceiros, recomendariam o serviço prestado pela Misericórdia.
Por seu lado, perante a questão “se tivesse possibilidade mudaria de serviço”, a resposta também é perentória, registando-se uma percentagem de 94% do não. Resultados mais uma vez francamente positivos e com melhoria de opinião face a 2017.
No que concerne aos resultados parciais, associados aos vários indicadores em análise, os mesmos estão disponíveis nos placards informativos das valências. Não deixe de os consultar.
O nosso muito obrigado pela participação nesta avaliação, pelas sugestões apresentadas e, acima de tudo, pela confiança depositada nos nossos serviços.
2018-10-16
No âmbito das MAP - Medidas de Autoproteção / plano de emergência interno, decorreu, no passado dia 12 de setembro, um simulacro no edifício do Jardim desta Misericórdia, com base num cenário de incêndio na sala de informática e biblioteca e com algumas vítimas a necessitarem de assistência médica.
A base da realização destes exercícios pretende-se com a avaliação contínua do plano de emergência interno e das medidas de autoproteção, bem como testar e avaliar a capacidade de reação à emergência por parte de todas as entidades envolvidas (internas e externas). De facto, o objetivo global é estarmos todos preparados, sabermos como agir e tomarmos o procedimento de evacuação como uma rotina e procedimento regulado e conhecido por todos.
Em termos operacionais, logo que foi dado o alerta interno, por volta das 10h10, iniciou-se a evacuação total do edifício das valências de infância (Creche, Pré-escolar e CATL), com as equipas da instituição a evacuarem os presentes para o ponto de encontro, seguindo o plano de emergência e pelas saídas atendendo aos obstáculos criados pelo cenário. Toda a evacuação foi feita de forma ordeira, rápida e salvaguardando a informação e situação física dos envolvidos.
Passados 5 minutos do alerta para o exterior, inicia-se a chegada das corporações de bombeiros, GNR e Proteção Civil (COM). Entidades que, de imediato à sua chegada, tomaram conta da ocorrência e iniciaram os procedimentos de atuação devidos (controlo do trânsito nas ruas de acesso, ações de socorro).
O exercício foi dado por terminado por volta das 11h00, altura em que as crianças, colaboradores e visitas presentes tiveram autorização para regressar ao edifício e, assim, às suas atividades.
O simulacro envolveu o alerta para o número de emergência/Bombeiros, assim que acionado o alerta interno, a GNR, Corporações de Bombeiros Locais e a Proteção Civil Municipal. Entidades junto das quais, face a todos os procedimentos tomados e à intervenção pronta, profissional e articulada de todos os envolvidos desde a preparação à execução, se faz um balanço final muito positivo.
2018-10-05
O ritual da desfolhada repetiu-se mais uma vez na nossa instituição, no dia 28 de outubro, no espaço exterior da ERPI – Lar de Idosos.
Esta atividade de tradição nacional, que noutras épocas, habitualmente, decorriam em eiras, juntando homens e mulheres, que dispostos em círculo, sentados no chão, procediam ao descascar da espiga de milho. Durante esse processo ouviam-se histórias, contavam-se vivencias, entoavam-se canções tradicionais, tudo numa participação ativa e entusiasta.
Foi embrenhado neste espírito revivalista que os utentes da ERPI, do Centro de Dia e as crianças da sala dos 5 anos do Pré-escolar, se envolveram numa desfolhada tradicional onde não faltou o milho-rei e o merecido beijo de amigo.
Terminada a tarefa de desfolhar as espigas, contou-se com a animação, na voz do João Paulo. Este é o artista da casa, que já nos habituou às rapsódias, cantigas e modas, e canções bem atuais, dos bailes que a todos alegram.
Entre danças e comboios intergeracionais, tivemos uma tarde bem passada.
2018-10-03
A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 15.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.
Nesta edição são abordados, entre outros, os seguintes temas: Comemorações do S. António; Dia da família; Desfile do mar; Dia da criança; Festa de final de ano letivo; Passeios culturais seniores; Snoezelen; Partilha de experiências - visita de estudo; Dias comemorativos;…
O próximo número ficará disponível em inícios de outubro de 2018 e abarcará informação do terceiro trimestre de 2018.
Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.
2018-07-16
No dia de 23 de junho de 2018 decorreu a Festa de Fim de Ano letivo do Jardim da Misericórdia, no Gimnodesportivo de São Pedro do Sul.
Pelas 14h30 ocorreu a cerimónia da entrega dos diplomas e das cartolas aos Finalistas. Seguiu-se a sessão de abertura, que ocorreu às 16h com o discurso do Vice-provedor, Sr. Simões, e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Prof. Teresa Sobrinho. Seguiram-se as atuações dos finalistas com o Professor de Música, das crianças dos 2, 3, 4 e 5 anos, assim como as crianças do CATL. As crianças dos 2 anos nadaram no “Fundo do Mar”, as dos 3 anos navegaram na “Arca de Noé”, as crianças dos 4 anos retrataram “Portugal, Crescer com Raízes” e as crianças dos 5 anos levaram “A Menina de Todas as Cores a dar a Volta ao Mundo”. Tivemos, igualmente, a apresentação do grupo de Dança com a Professora Raquel e a atuação dos Pais dos Finalistas. Esta última a finalizar a Festa que é repleta de emoções, alegria, música e cor.
De seguida decorreu, como de costume, um lanche convívio, no salão de atividades do jardim, onde estavam expostos diversos trabalhos dos Finalistas.
Um grande bem-haja a todos os que contribuíram para a realização desta Festa!
2018-07-02
No passado dia 17 de junho, em clima de festa, comemorou-se o Santo António, padroeiro da nossa Misericórdia.
Trata-se de uma das efemérides mais importantes do ano na Instituição e para a qual todos os setores funcionais procuram participar, seja na preparação inicial, nas decorações, na orientação ou apoio a todos os participantes.
Como é tradição nesta comemoração, o programa arrancou com a partida da procissão da capela de Santo António, às 10h, em direção à sede da Misericórdia. A participação da Sociedade Filarmónica “Harmonia de São Pedro do Sul”, das corporações que constituem o Agrupamento de Bombeiros de São Pedro do Sul, de elementos da comunidade e a representação de colaboradores e irmãos da Misericórdia, bem como a decoração dos andores, conferiram uma imagem de cor, solenidade e harmonia à procissão.
Seguiu-se a eucaristia campal, presidida pelo cónego Orlando, celebração que contou também com a participação de colaboradores e utentes na leitura das preces, bem como foi animada com a juventude e vozes do Grupo Coral “Pegadas” de São Pedro do Sul.
As celebrações deste ano contaram, ainda, com a cerimónia de bênção e inauguração da ERPI – Lar de Idosos, batizada de Casa da Quinta, após obras de remodelação profunda.
Na cerimónia de inauguração tivemos a honra da presença do Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José António Vieira da Silva, bem como do Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Sr. Vítor Figueiredo, e a Dr.ª Inês Dentinho em representação do Fundo Rainha D. Leonor/Misericórdia de Lisboa, entre outras entidades locais e regionais.
Nos discursos da inauguração enalteceu-se o investimento nas respostas sociais, na procura da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, bem como se ponderou os desafios com que as instituições de solidariedade social se deparam e os constrangimentos que sentem com a pouca abrangência dos apoios nacionais e comunitários para obras de beneficiação e remodelação.
O Provedor, José Fernandes, no seu discurso, para além do enquadramento geral da evolução e tipificação do investimento realizado, agradeceu e reconheceu os mecenas que sempre apoiaram a causa de bem-fazer da Misericórdia de São Pedro do Sul, a parceria do Estado, o incentivo e reconhecimento dos utentes e respetivos familiares, bem como o profissionalismo e dedicação da equipa de colaboradores e órgãos sociais da Misericórdia.
A todos aqueles, individuais e coletividades, que neste dia fizeram questão e nos honraram com a sua presença, para connosco festejarem a Festa de Santo António, o nosso bem-haja e votos de que para o ano nos possamos reencontrar com a mesma alegria.
2018-06-26
Convidamos os nossos utentes e familiares dos mesmos a responder a um breve questionário, no qual procuramos avaliar o seu grau de satisfação no âmbito das respostas sociais/serviços que promovemos.
Se responder enquanto familiar de utente, reporte a informação com base na sua experiência, observação e perceção de cuidados prestados ao seu familiar.
O questionário estará aberto até ao próximo dia 30 de junho, bastando para tal selecionar nas imagens em baixo a área/resposta social sobre a qual pretende deixar a sua opinião. Anotamos que deverá responder de forma espontânea a todas as questões que são colocadas, podendo, no final do questionário, apresentar sugestões ou observações adicionais.
Deixamos desde já o nosso obrigado pela confiança e colaboração.
Se é nosso parceiro, também procuramos avaliar o seu grau de satisfação no âmbito da relação institucional e articulação com as respostas sociais/serviços que promovemos.
Para deixar a sua opinião, siga a ligação da imagem em baixo também no máximo até ao próximo dia 30 de junho.
2018-06-07
No dia 9 de maio comemorou-se o dia da Europa no pavilhão da Lameira com a participação de todas as IPSS do concelho.
Foi uma fantástica viagem pelo nosso velho continente, a Europa. Esta viagem teve início por volta das 14h40 com a atuação do grupo de jovens da Escola Secundária que mostraram a universalidade da música. Continuou com as nossas crianças do jardim que desfilaram com as bandeiras da Europa ao som do hino da alegria (hino da Europa) e levantaram a ponta do véu de Espanha com uma dança das Sevilhanas. Por terras de Espanha andaram também os nossos utentes da ERPI que trouxeram até nós a realeza de Espanha com o rei D. Carlos e a Rainha D. Sofia. Não deixaram de mostrar algumas das personagens enigmáticas do nosso país irmão com as sevilhanas e os toureiros ao som de algumas músicas tradicionais de Espanha. Para finalizar tivemos oportunidade de conhecer o escritor Miguel de Cervantes.
A nossa viagem continuou por França que foi representada pela ASSOL e que nos encantou com uma dança tradicional da região de Provença.
Regressamos a Portugal, com as nossas músicas tradicionais tão bem interpretadas pela ARCA que terminou a sua representação com um belo fado cantado pela Liliana.
A nossa viagem continuou pelo Sul da Europa e, desta vez, Manhouce levou-nos a Itália, mostrou-nos os monumentos mais enigmáticos do país e claro e trouxe-nos o papa para nos santificar.
De Itália rumamos a Inglaterra, onde tivemos a oportunidade de conhecer o Big Ben, a roda gigante, a ponte de Londres, entre muitos outros monumentos interessantes. Que nos foram apresentados pelo centro de dia (Casa das Amoreiras) da Misericórdia.
Demos um pulinho até à Irlanda com o Centro de Promoção Social de Carvalhais, onde conhecemos algumas tradições deste país, as músicas, os trajes tradicionais e uma dança tradicional irlandesa. Não faltaram os míticos lordes irlandeses com as suas cartolas tradicionais e o famoso St. Patrick.
Da Irlanda viajamos até à Escócia com o Centro Social de Vila Maior, e conhecemos algumas lendas tradicionais e, claro, vimos os senhores vestidos com os tradicionais Kiltes .
Para finalizar a nossa viagem pela Europa, regressamos ao sul onde com o Centro Social da Freguesia de Valadares viajamos até à Grécia. Conhecemos Atenas e as suas lendas dos deuses gregos, e claro apresentaram-nos uma dança tradicional cheia de energia e contagiante que pôs toda a gente a mexer.
Para terminarmos esta fantástica viagem cada instituição levou algo tradicional do país para degustarmos. Foi uma viagem cultural e gastronómica pela Europa.
2018-05-25
O dia internacional do Psicomotricista comemora-se a 19 de abril e a Misericórdia programou, para esse dia, um conjunto de atividades físicas e motoras para os nossos idosos. Estas atividades contaram, ainda, com a participação de crianças do jardim da Misericórdia e alguns familiares dos utentes.
Do programa constou um passeio na ecopista de São Pedro do Sul, chamando e envolvendo utentes em cadeiras de rodas. Passeio que decorreu no período da manhã, tendo participado um grupo de idosos das ERPI, Centro de Dia e as crianças dos 5 anos do jardim.
O período da tarde, por sua vez, foi dedicado aos jogos de orientação óculo-manual e jogos de psicomotricidade como bowling de garrafas, basquete, baliza, malha e muitos mais, sendo que, desta feita, os idosos foram acompanhados pelo grupo de crianças dos 4 anos.
O objetivo deste tipo de atividades centra-se na reeducação e terapia psicomotora sendo enquadrados em dinâmicas de acompanhamento corrente (animação e reabilitação psicomotora), para além de em comemorações temáticas, estando adaptados às diferentes condições físicas dos nossos utentes. Assim, é, também, possível participar nas dinâmicas sentados ou com as ajudas técnicas como os andarilhos ou cadeiras de rodas e, de forma mais especial, sempre que elementos da família estão presentes e acompanham.
Experiência a repetir certamente no próximo ano.
2018-04-30
A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 14.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.
Nesta edição são abordados, entre outros, os seguintes temas: XV Feira do livro; Dia do pai; Robô doc; Dia da árvore; Esquizofrenia; Viva o carnaval; Manter o corpo e a mente saudável; Contas de gerência 2017; Passeios culturais seniores; Dias comemorativos;…
O próximo número ficará disponível em inícios de julho de 2018 e abarcará informação do segundo trimestre de 2018.
Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.
2018-04-27
Decorreu, no passado dia 25 de março, a Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, nos termos do disposto na alínea b) do n.º2 do artigo 22.º do Compromisso desta Instituição, para apreciação e votação do Relatório e Contas de Gerência do Exercício de 2017 e do respetivo parecer do Conselho Fiscal.
Procedeu-se à apresentação pormenorizada das contas de gastos e rendimentos, bem como aos resultados por valência funcional.
Discutido o relatório de contas, o respetivo mapa de prestação de contas e o parecer do Conselho Fiscal, foram prestadas informações adicionais pelo Provedor, pelo que após terem sido colocadas a votação, foram aprovadas por unanimidade.
Do relatório destaca-se os seguintes indicadores de atividade:
Os indicadores de atividade anteriores revelam uma estabilidade a curto e médio prazo, sustentada e em linha com os resultados de anos anteriores, juntando-se aos mesmos, a prossecução dos objetivos traçados para o ano em questão, no respetivo Plano de Atividades de Gestão.
Apesar do resultado liquido positivo, continua a verificar-se nas valências de infância (creche, pré-escolar e CATL) um resultado liquido negativo. Perante este facto, dado o seu caracter social, os corpos sociais têm procurado estabilizar o resultado e manter as mesmas respostas sociais em funcionamento, registando-se já um movimento de recuperação.
A Mesa Administrativa agradece e expressa o seu reconhecimento por toda a colaboração, aos Representantes do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Viseu, à União das Misericórdias Portuguesas, ao Instituto de Emprego e Formação Profissional, à Câmara Municipal de São Pedro do Sul, aos Órgãos Sociais, parceiros institucionais, bem como aos Colaboradores que, de uma forma muito profissional e dedicada, aplicam no seu dia-a-dia todo o seu empenho e carinho a todos os que usufruem dos nossos serviços.
Para além do relatório e contas de 2017 e entre outros assuntos abordados nesta Assembleia Geral, estava prevista a discussão de candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), com vista à remodelação da ERPI – Lar de Grandes Dependentes. Projeto a que a instituição se candidatará.
O relatório e contas aprovadas estão disponíveis para consulta na página de Internet da Instituição – área de irmãos e respetivas atas. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.
2018-03-28
A Feira do Livro do Jardim da Misericórdia voltou a realizar-se, de 5 a 7 de março, na sua XV edição, incluindo um atrativo programa cultural e de animação, com palestras, Workshops, exposição de pintura, hora do conto com a participação dos pais, teatro e dança.
Numa aproximação das histórias aos seus autores, o escritor convidado este ano foi o Eduardo Marques, autor do livro “A maravilhosa viagem do alfa”.
Na abertura da Feira contamos com a presença do Vereador Dr. Matos, do Provedor da Misericórdia e com alguns elementos da Mesa Administrativa.
À semelhança do ano passado, a Feira contou com a participação da Porto Editora, tendo sido cumprido o seu objetivo central, o da promoção do livro, do gosto precoce pelo livro e estimulação à leitura.
Fica o nosso obrigado a todos os participantes e visitantes.
2018-03-15
A folia de Carnaval esteve presente neste início de mês de fevereiro para animar os São-Pedrenses: mascaras, animação contagiante e muita participação, assim foi o desfile que teve lugar pelas ruas da cidade de São Pedro do Sul no passado dia 09 de fevereiro.
O desfile teve a participação das crianças dos 2 anos da creche e das crianças do pré-escolar do jardim da Misericórdia; das crianças do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul; das crianças da MUT de São Pedro do Sul; e de dois grupos de idosos da ERPI e Centro de Dia da Misericórdia.
Fatos preparados previamente, consoante os temas escolhidos pelas instituições, danças e coreografias ensaiadas, deram um colorido e animação contagiante. Os foliões da Misericórdia apresentaram-se trajados com a temática da “Terra do Nunca”, imaginário das histórias de encantar que tem servido de base às atividades transversais deste ano letivo nas valências de infância desta Misericórdia.
No período da tarde, para as crianças do jardim da Misericórdia, ainda houve lugar a baile de carnaval no salão de atividades da instituição, contando já com a participação das crianças do CATL.
Ainda no âmbito das festividades do Carnaval, no dia 12 decorreu, no período da tarde, no salão de atividades da ERPI – Lar de Idosos, um concurso de Máscaras de Carnaval. Concurso que teve como objetivo o convívio intergeracional, promovendo, ao mesmo tempo, a dinamização de uma tarde lúdica diferente junto dos utentes da instituição. A todos os participantes que se apresentaram envolvidos num espirito bastante criativo e disponível para transmitir alegria e animação, deixamos os nossos parabéns e um muito obrigado. Para o ano há mais.
2018-02-15
A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 13.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.
Nesta edição são abordados, entre outros, os seguintes temas: S. Martinho - Reviver tradições; Avaliação de desempenho; Halloween; Feira dos Piratas; CATL - Férias de natal; Doença Bipolar; Passeios culturais seniores; Dias comemorativos;…
O próximo número ficará disponível em inícios de abril de 2018 e abarcará informação do primeiro trimestre de 2018.
Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.
2018-01-22
O Natal já passou e trouxe com ele muita animação!
Registamos a chegada do Pai Natal ao jardim no dia 07 de dezembro e, depois disso, foram várias as aparições do senhor idoso de barbas brancas. Veio sempre com o saco cheio…, ora de música alegre e teatros cheios de imaginação, ora de bolinhos que tinham tanto de quentinhos como de docinhos.
A animação desta época natalícia contou com a colaboração de todas as respostas sociais da Misericórdia de Santo António, pelo que se deixa o nosso obrigado: aos utentes da ERPI pelo empenho e cantorias; aos utentes do Centro de Dia “Casa das Amoreiras” pela alegria e energia contagiante e pela sempre boa disposição; aos utentes de SAD pelo almoço e convívio animado; aos familiares de idosos que connosco partilharam um almoço de natal; ao João Paulo pelo sempre magnífico presépio; à Fátima Páscoa pelo trabalho fotográfico junto dos idosos; aos meninos do jardim que, com as suas gargalhadas e simplicidade, animaram as tardes das pessoas mais velhas!
Nesta época natalícia, onde tudo é sagrado, onde tudo é feito com mais amor, resta-nos agradecer também a todos os grupos e pessoas individuais da comunidade que deram parte do seu tempo e vieram atuar à Misericórdia. Um muito obrigado pela alegria que trouxeram aos nossos idosos; pelos sorrisos que foram esboçados ao ouvir músicas que eles ouviam na sua juventude; pelas gargalhadas que deram ao ver as peças de teatro apresentadas; pelas músicas natalícias que foram cantadas; por todo o carinho que foi prestado.
No dia 18 de dezembro de 2017, pelas 16h30, realizou-se mais uma grandiosa Festa de Natal no nosso Jardim, envolvendo toda a comunidade escolar, pais e familiares destas valências de infância.
Durante o período da manhã, no berçário e nas salas de 1 ano, vivenciaram-se momentos mágicos com a entrega das prendas de natal.
As nossas crianças, dos 2 anos ao CATL, alegraram-nos com danças, dramatizações, um auto de natal e com um medley com canções de Natal. Os pais e a associação de pais, por seu lado, também representaram uma magnífica peça teatral, sob o mote “E se Jesus nascesse hoje?”.
A associação de pais lançou, ainda, o desafio aos pais para participarem no concurso de Pais Natais, elaborando um pai natal com materiais à escolha. E, como não podia deixar de ser, os pais e os filhos deram asas à sua imaginação e realizaram diversos pais natais muito criativos. Estão todos de parabéns.
Findo o espetáculo e a atribuição dos prémios, seguiu-se um lanche convívio, durante o qual chegou um dos momentos mais esperados pelas nossas crianças: o regresso do Pai Natal com os presentes, cuja entrega teve a ajuda da associação de pais.
Período de Natal que passou com muita magia, alegria, abertura à comunidade e onde se vivenciaram momentos da verdadeira essência desta época natalícia.
2018-01-22