Decorreu no passado dia 25 de novembro a Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, nos termos do disposto na alínea c) do n.º2 do artigo 22.º do Compromisso desta Instituição, para discussão e votação da Conta de Exploração Previsional e do Orçamento de Investimentos e Desinvestimentos e do Plano de Atividades para o exercício de 2019, bem como do Parecer do Órgão de Fiscalização.
Procedeu-se, previamente à apresentação pormenorizada das contas previsionais de gastos e rendimentos, bem como dos resultados esperados, a um enquadramento geral da base de atuação desta Misericórdia; a alguns indicadores de suporte ao orçamento; a pormenores da organização administrativa e financeira; e aos objetivos de gestão abarcados pelo documento em apreço.
Discutido o Orçamento de 2019 e o parecer do Conselho Fiscal, foram prestadas informações adicionais pelo Provedor e técnicos participantes na Assembleia, pelo que após terem sido colocadas a votação, foram aprovadas por unanimidade.
Do Orçamento destaca-se os seguintes indicadores de atividade:
O plano e orçamento em referência contempla, como projeto central, o início da intervenção, em termos de obras de remodelação/beneficiação, na ERPI – Estrutura Residencial para Idosos – Lar de Grandes Dependentes; a aquisição de uma viatura para o Centro de Dia; e a conclusão do projeto de arquitetura para a remodelação do edifício do antigo hospital. Programa-se, assim, um ano de novos investimentos graduais.
O Plano de Atividades e Orçamento aprovado está disponível para consulta na página de Internet da Instituição – área de irmãos, bem como as respetivas atas da Assembleia Geral. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.