Durante o passado mês de junho convidamos os nossos utentes e familiares dos mesmos a responderem a um breve questionário, no qual procuramos avaliar o seu grau de satisfação no âmbito das respostas sociais/serviços que promovemos. No tocante aos familiares, o reporte da informação prende-se com a experiência de contacto, a observação e perceção de cuidados prestados.
Envolveu-se, ainda, no processo de avaliação, os parceiros institucionais, no tocante à relação institucional e articulação com as respostas sociais/serviços que promovemos.
Apresentamos, agora, a análise dos resultados obtidos, fazendo uma agregação por área de atuação: Sénior – residencial (ERPI – Estruturas Residenciais para Idosos: Lar de Idosos e Lar de Grandes Dependentes); Sénior – não residencial (SAD - Serviço de Apoio Domiciliário e CD - Centro de Dia); Infância (Creche, Pré-Escolar e CATL – Centro de Atividades e Tempos Livres); e Parceiros.
Numa análise global, rececionamos um total de 199 questionários de avaliação de satisfação preenchidos, dos quais 22 (11%) correspondem à área sénior não residencial (SAD e CD); 40 (20%) à área sénior residencial – ERPI’s; 110 (55%) à área de infância; e 27 (14%) aos parceiros.
Em termos de resultados globais, colocada a questão “considerando todos os aspetos, estou satisfeito(a) com a instituição?”, a avaliação dos utentes e familiares foi francamente positiva, revelando uma concordância ou concordância total junto de 95% dos inquiridos.
Situação análoga em relação aos parceiros, nos quais registamos uma concordância ou concordância total de 85%, quando confrontados com a questão equivalente – “considerando todos os aspetos, estou satisfeito(a) com a relação de parceria com a instituição”.
Utilizou-se, ainda, dois outros indicadores na avaliação de satisfação geral. Por um lado, a recomendação do serviço pelos utentes; por outro lado, a mudança de serviço em caso de possibilidade.
Assim, no que concerne ao primeiro indicador, 99% dos utentes/familiares, se lhes solicitado por terceiros, recomendariam o serviço prestado pela Misericórdia.
Por seu lado, perante a questão “se tivesse possibilidade mudaria de serviço”, a resposta também é perentória, registando-se uma percentagem de 94% do não. Resultados mais uma vez francamente positivos e com melhoria de opinião face a 2017.
No que concerne aos resultados parciais, associados aos vários indicadores em análise, os mesmos estão disponíveis nos placards informativos das valências. Não deixe de os consultar.
O nosso muito obrigado pela participação nesta avaliação, pelas sugestões apresentadas e, acima de tudo, pela confiança depositada nos nossos serviços.