Decorreu, no passado dia 25 de março, a Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, nos termos do disposto na alínea b) do n.º2 do artigo 22.º do Compromisso desta Instituição, para apreciação e votação do Relatório e Contas de Gerência do Exercício de 2017 e do respetivo parecer do Conselho Fiscal.
Procedeu-se à apresentação pormenorizada das contas de gastos e rendimentos, bem como aos resultados por valência funcional.
Discutido o relatório de contas, o respetivo mapa de prestação de contas e o parecer do Conselho Fiscal, foram prestadas informações adicionais pelo Provedor, pelo que após terem sido colocadas a votação, foram aprovadas por unanimidade.
Do relatório destaca-se os seguintes indicadores de atividade:
Os indicadores de atividade anteriores revelam uma estabilidade a curto e médio prazo, sustentada e em linha com os resultados de anos anteriores, juntando-se aos mesmos, a prossecução dos objetivos traçados para o ano em questão, no respetivo Plano de Atividades de Gestão.
Apesar do resultado liquido positivo, continua a verificar-se nas valências de infância (creche, pré-escolar e CATL) um resultado liquido negativo. Perante este facto, dado o seu caracter social, os corpos sociais têm procurado estabilizar o resultado e manter as mesmas respostas sociais em funcionamento, registando-se já um movimento de recuperação.
A Mesa Administrativa agradece e expressa o seu reconhecimento por toda a colaboração, aos Representantes do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Viseu, à União das Misericórdias Portuguesas, ao Instituto de Emprego e Formação Profissional, à Câmara Municipal de São Pedro do Sul, aos Órgãos Sociais, parceiros institucionais, bem como aos Colaboradores que, de uma forma muito profissional e dedicada, aplicam no seu dia-a-dia todo o seu empenho e carinho a todos os que usufruem dos nossos serviços.
Para além do relatório e contas de 2017 e entre outros assuntos abordados nesta Assembleia Geral, estava prevista a discussão de candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), com vista à remodelação da ERPI – Lar de Grandes Dependentes. Projeto a que a instituição se candidatará.
O relatório e contas aprovadas estão disponíveis para consulta na página de Internet da Instituição – área de irmãos e respetivas atas. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.