No dia 9 de maio comemorou-se o dia da Europa no pavilhão da Lameira com a participação de todas as IPSS do concelho.
Foi uma fantástica viagem pelo nosso velho continente, a Europa. Esta viagem teve início por volta das 14h40 com a atuação do grupo de jovens da Escola Secundária que mostraram a universalidade da música. Continuou com as nossas crianças do jardim que desfilaram com as bandeiras da Europa ao som do hino da alegria (hino da Europa) e levantaram a ponta do véu de Espanha com uma dança das Sevilhanas. Por terras de Espanha andaram também os nossos utentes da ERPI que trouxeram até nós a realeza de Espanha com o rei D. Carlos e a Rainha D. Sofia. Não deixaram de mostrar algumas das personagens enigmáticas do nosso país irmão com as sevilhanas e os toureiros ao som de algumas músicas tradicionais de Espanha. Para finalizar tivemos oportunidade de conhecer o escritor Miguel de Cervantes.
A nossa viagem continuou por França que foi representada pela ASSOL e que nos encantou com uma dança tradicional da região de Provença.
Regressamos a Portugal, com as nossas músicas tradicionais tão bem interpretadas pela ARCA que terminou a sua representação com um belo fado cantado pela Liliana.
A nossa viagem continuou pelo Sul da Europa e, desta vez, Manhouce levou-nos a Itália, mostrou-nos os monumentos mais enigmáticos do país e claro e trouxe-nos o papa para nos santificar.
De Itália rumamos a Inglaterra, onde tivemos a oportunidade de conhecer o Big Ben, a roda gigante, a ponte de Londres, entre muitos outros monumentos interessantes. Que nos foram apresentados pelo centro de dia (Casa das Amoreiras) da Misericórdia.
Demos um pulinho até à Irlanda com o Centro de Promoção Social de Carvalhais, onde conhecemos algumas tradições deste país, as músicas, os trajes tradicionais e uma dança tradicional irlandesa. Não faltaram os míticos lordes irlandeses com as suas cartolas tradicionais e o famoso St. Patrick.
Da Irlanda viajamos até à Escócia com o Centro Social de Vila Maior, e conhecemos algumas lendas tradicionais e, claro, vimos os senhores vestidos com os tradicionais Kiltes .
Para finalizar a nossa viagem pela Europa, regressamos ao sul onde com o Centro Social da Freguesia de Valadares viajamos até à Grécia. Conhecemos Atenas e as suas lendas dos deuses gregos, e claro apresentaram-nos uma dança tradicional cheia de energia e contagiante que pôs toda a gente a mexer.
Para terminarmos esta fantástica viagem cada instituição levou algo tradicional do país para degustarmos. Foi uma viagem cultural e gastronómica pela Europa.