“O Mundo Hoje" é o mote dos debates que continuamos a promover no decorrer de 2018, com o pretexto de dinamizarmos um espaço de reflexão e de debate aberto sobre temas da atualidade, históricos ou vivências junto dos idosos da Misericórdia. Espaço, de igual forma, aberto à participação de familiares.
Para o efeito, em cada debate procuramos ter convidados externos que, perante as questões que lhes sejam colocadas pelos participantes, possam dar a sua opinião pessoal.
As últimas realizações incidiram sobre três temas bastante pertinentes: Envelhecimento ativo; Espiritualidade e Esperança; e Sexualidade na 3.ª Idade.
No âmbito do “Envelhecimento Ativo”, a sessão decorreu já no trimestre anterior, a 30 de maio, com a presença dos utentes da ERPI – Lar de Idosos e Centro de Dia. Foi uma sessão particularmente diferente, dado que teve vários painéis (Os direitos e os deveres dos idosos; A prevenção de quedas e a importância do exercício físico na 3.ª idade; A importância da hidratação do idoso; O Convívio social) cujos oradores foram os técnicos da Misericórdia, mas com uma forte partilha de ideias e esclarecimentos.
Seguiu-se o debate sobre “Espiritualidade e esperança”, com o Padre Lindoval, a 25 de julho. Debate mais esotérico onde se falou abertamente das religiões, crença, suas tradições e interpretações filosóficas, sempre num sentido de esperança pessoal e humana.
Por fim, a 08 de agosto, foi a vez de recebermos a enfermeira Ana Alves da Essity, para, abertamente e de forma muito participada, discutir um tema muitas vezes considerado tabu, a “sexualidade na 3.ª idade”.
A próxima sessão dos debates está agendada para 28 de novembro e terá como tema “A progressão da Diabetes”.