No âmbito das MAP - Medidas de Autoproteção / plano de emergência interno, decorreu, no passado dia 12 de setembro, um simulacro no edifício do Jardim desta Misericórdia, com base num cenário de incêndio na sala de informática e biblioteca e com algumas vítimas a necessitarem de assistência médica.
A base da realização destes exercícios pretende-se com a avaliação contínua do plano de emergência interno e das medidas de autoproteção, bem como testar e avaliar a capacidade de reação à emergência por parte de todas as entidades envolvidas (internas e externas). De facto, o objetivo global é estarmos todos preparados, sabermos como agir e tomarmos o procedimento de evacuação como uma rotina e procedimento regulado e conhecido por todos.
Em termos operacionais, logo que foi dado o alerta interno, por volta das 10h10, iniciou-se a evacuação total do edifício das valências de infância (Creche, Pré-escolar e CATL), com as equipas da instituição a evacuarem os presentes para o ponto de encontro, seguindo o plano de emergência e pelas saídas atendendo aos obstáculos criados pelo cenário. Toda a evacuação foi feita de forma ordeira, rápida e salvaguardando a informação e situação física dos envolvidos.
Passados 5 minutos do alerta para o exterior, inicia-se a chegada das corporações de bombeiros, GNR e Proteção Civil (COM). Entidades que, de imediato à sua chegada, tomaram conta da ocorrência e iniciaram os procedimentos de atuação devidos (controlo do trânsito nas ruas de acesso, ações de socorro).
O exercício foi dado por terminado por volta das 11h00, altura em que as crianças, colaboradores e visitas presentes tiveram autorização para regressar ao edifício e, assim, às suas atividades.
O simulacro envolveu o alerta para o número de emergência/Bombeiros, assim que acionado o alerta interno, a GNR, Corporações de Bombeiros Locais e a Proteção Civil Municipal. Entidades junto das quais, face a todos os procedimentos tomados e à intervenção pronta, profissional e articulada de todos os envolvidos desde a preparação à execução, se faz um balanço final muito positivo.