Notícias 2015

Sala Snoezelen – Reconhecimento de Projeto

 

No final do mês de novembro, a Misericórdia de São Pedro do Sul viu reconhecido publicamente a qualidade de mais um projeto. Desta feita, pela Fundação PT – Portugal Telecom. O reconhecimento resultou na aprovação de candidatura e consequente atribuição de apoio financeiro para o nosso projeto de implementação de “Sala de Snoezelen”.

 

A Sala de Snoezelen compreende um conceito de ambiente multissensorial que proporciona conforto através do uso de estímulos controlados e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos do som, da luz, da estimulação táctil e dos aromas com efeitos terapêuticos e pedagógicos reconhecidos.

 

Os objetivos balizam, assim, a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão através do relaxamento. As experiências sensoriais decorrerão num ambiente controlado e adaptado aos diferentes ritmos de re/descoberta e de re/aprendizagem dos utilizadores.

 

Associamos, de igual modo, a promoção de sessões de estimulação cognitiva (individual ou em grupo), com as quais se pretende preservar ou melhorar o desempenho ou as funções cognitivas das pessoas, como sejam a memória, a atenção, o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas, entre outras.

 

Com este reconhecimento, podemos avançar com a implementação do projeto, prevendo-se que o mesmo possa estar já disponível, entendendo-se a sala preparada, equipada e funcional para os utentes, no decorrer do próximo mês de janeiro.

2015-12-21

Atividades de Natal marcam o mês de dezembro

A quadra natalícia é vivida na Misericórdia com muita intensidade, não só pelo seu significado, como também pelo facto de “sermos uma grande família”.

 

Sendo o Natal tempo de partilha, harmonia e esperança, mas também de proximidade com quem nos é querido, estruturou-se um programa de celebração participativo e aberto à comunidade.

 

Conciliando de forma transversal os vários setores de atuação da Misericórdia e, consequentemente, as várias faixas etárias dos utentes, definiu-se uma programação bastante diversificada, incluindo espaço de animação musical, de dança e de teatro. Neste programa que irá iniciar no próximo dia 12, contamos e agradecemos a participação de vários parceiros que aceitaram o desafio e se juntaram às comemorações.

 

Com base no pensamento “O importante é estar presente”, deixamos o convite à comunidade para que nos visitem, para que visitem os familiares e amigos que residem na Misericórdia, que participem nas várias atividades que vão sendo promovidas.

 

Segue-se o programa:

2015-12-16

Exercício de Simulacro no jardim da Misericórdia

No âmbito das medidas de autoproteção / plano de emergência, decorreu no passado dia 01 de dezembro, a partir das 15 horas, um simulacro no jardim da Misericórdia, com base num cenário de incêndio com explosão na casa das máquinas, seguido de um segundo foco na copa de leites do berçário e com algumas vítimas a necessitarem de assistência médica.

 

Com a realização deste exercício pretendeu-se avaliar o plano de emergência interno e as medidas de autoproteção, bem como testar e avaliar a capacidade de reação à emergência. Avaliar, assim, a capacidade de resposta e reação dos colaboradores e crianças, para estarmos o mais bem preparados possível para uma situação real de emergência. É uma aposta clara na segurança das crianças e a qual também implicou algumas melhorias prévias a nível do edifício, nomeadamente, a aplicação de portas corta-fogo para seccionar o mesmo.

 

O simulacro envolveu o alerta para o 112, assim que acionado o alerta interno, e a participação do CDOS - Comando Distrital de Operações de Socorro, GNR, Corporações de Bombeiros Locais e a Proteção Civil Municipal. Em termos operacionais, logo que dado o alerta interno, por volta das 15 horas, iniciou-se a evacuação total, com as equipas da instituição a evacuarem as crianças para o ponto de encontro, colocando as crianças no pátio exterior, de forma ordeira para que os mais pequenos não ficassem assustados.

 

Cerca de 10 minutos depois dá-se a chegada das corporações de bombeiros, seguindo-se a GNR e Proteção Civil. Entidades que de imediato à sua chegada tomaram conta da ocorrência e iniciaram os procedimentos de atuação devidos.

 

Perante os procedimentos tomados e a intervenção de todas as entidades envolvidas na preparação e execução, fazemos um balanço muito positivo: os tempos de resposta foram adequados, salvaguardaram-se todos os procedimentos de manutenção de segurança externa, controle das pessoas evacuadas, manutenção da ordem, procedimentos de busca interna e encaminhamento para o Centro de Saúde.

 

O exercício foi dado por terminado por volta das 15h48, altura em que as crianças e toda a comunidade escolar teve autorização para regressar ao edifício e, assim, às suas atividades de sala, com uma nova experiência para contar aos pais, sabendo-se que o objetivo global é estarem preparadas, saberem como agir, tomarem o procedimento de evacuação como uma rotina nas atividades.

 

2015-12-11

Campanha de angariação de fundos para conclusão da remodelação do Lar de Idosos

 

Qual é a sua causa? Questão mote da campanha que a Misericórdia tem a decorrer para a angariação de fundos destinados à conclusão das obras de remodelação da Unidade 1 do Lar de Idosos. Trata-se de um investimento cujo princípio base se centra na disponibilização de condições de residência de excelência para os idosos, através da dotação nesta resposta social de duas unidades com quartos individuais e duplos, todos eles com casa de banho privativa e devidamente equipados, para além de novas áreas de apoio, sejam elas salas de atividades, salas de estar com copa, espaços para banho assistido, ou mesmo áreas técnicas e de serviço.

 

Acompanhe-nos nesta causa social. Para todos os donativos recebidos será emitido recibo, consagrando-se aos mecenas os benefícios fiscais previstos em sede de IRS ou IRC no caso de empresa. Faça o seu donativo até ao fim do ano, pessoalmente nos serviços administrativos, por envio de cheque à ordem da Misericórdia de S. António de São Pedro do Sul ou por transferência bancária, remetendo-nos por email ([email protected]) o respetivo comprovativo. Não se esqueça de nos indicar os respetivos dados para a emissão do recibo (nome, número de contribuinte e morada).

IBAN: PT50004531204007120353273 – Crédito Agrícola, balcão de São Pedro do Sul.

 

Aproveite e conheça os restantes projetos bem como o programa de mecenato e patrocínios, visitando-nos na internet (www.mspsul.pt). Aqui poderá, de igual modo, ficar a par de outras formas de contribuição para a intervenção social da Misericórdia.

2015-11-27

Protocolo com a Chèque Dejeuner Portugal - aceitação de vales sociais

 

A MSPS tem desde 18 de novembro de 2015 protocolado com a Chèque Dejeuner Portugal SA, a aceitação dos vales sociais “Educa Infantil” (ou vale infância) e “Chèque aluno” (ou vale educação), para pagamento da comparticipação familiar das respostas de creche, Pré-escolar e CATL.

 

Estes vales da Chèque Dejeuner (Grupo Up Portugal) destinam-se às empresas e instituições que pretendam subsidiar as despesas de educação dos filhos dos seus colaboradores, respetivamente, com idades inferiores ou superiores a 6 anos.

 

Trata-se de mais um recurso e meio de pagamento aceite pela Misericórdia nestas respostas sociais e que nos aproxima cada vez mais das solicitações das famílias.

 

Mais informações sobre esta modalidade de pagamento: www.up-portugal.pt

 

2015-11-23

Stress e Burnout – workshop de trabalho

 

O burnout é um estado de exaustão emocional, mental e física, causado pelo excessivo e prolongado stress. Ele ocorre quando a pessoa se sente sobrecarregada e incapaz de responder aos constantes pedidos. Enquanto o stress continua, o indivíduo começa a perder o interesse ou motivação que o levou a assumir uma certa posição em primeiro lugar.

 

A sua produtividade é reduzida e a sua energia é drenada no burnout, deixando o indivíduo a sentir-se cada vez mais desamparado, sem esperanças, cínico e ressentido. Nalgum momento sentirá que não tem mais nada para oferecer.

 

Já o stress é a forma que o corpo tem para responder a qualquer tipo de pedido. Pode ser causado por experiências boas e más. Quando as pessoas se sentem stressadas por algo que está a acontecer ao redor delas, os seus corpos reagem libertando substâncias no sangue. Estas dão mais energia e força para as pessoas, o que é bom se o stresse foi causado por algum tipo de ameaça corporal. Mas também pode ser mau, se o stresse ocorre em resposta a algo emocional e não há saída para esta força e energia extra.

 

O burnout é caracterizado pela total exaustão e desmotivação, levando a um estado de marasmo e depressão que pode, gradualmente, fazer com que pense que a vida não valha mais a pena. (Fonte: caregiver-007.hubpages.com)

 

Face a estas e outras características, sinais e sintomas associados a cada uma destes problemas e, tendo por base a preocupação a que os cuidadores, formais ou informais, estão sujeitos, promoveu-se no passado dia 16 de novembro um workshop de trabalho no âmbito dos “Cuidados com os idosos – stress e burnout”.

 

Discutiu-se e clarificou-se os conceitos, os sinais e sintomas associados a cada um destes problemas. Abordou-se as várias formas de atuação e prevenção, bem como a ajuda. Destes trabalhos fica uma reflexão: cuidar de qualquer um dos problemas é muito difícil e demora tempo para que a cura finalmente seja alcançada. A prevenção é o melhor remédio. Se apresentar qualquer um destes sintomas, procure uma solução o quanto antes. Relaxe mais, procure hobbies que o deixem mais tranquilo e viva mais a vida.

2015-11-19

Comemoração do Dia de S. Martinho: Magusto na Misericórdia

 

No dia 11 de novembro comemorou-se uma vez mais o S. Martinho. Como manda a tradição não faltaram as castanhas nem as recordações.

 

Aqui nos lares os preparativos iniciaram-se com a apanha da castanha, onde um grupo de bravos corajosos, como quem diz de idosos de tenra idade com média de 85 anos. Estes estão sempre prontos para desafiar as leis da gravidade e lá vão recordar os velhos tempos e matar saudades de quando iam diariamente apanhar as castanhas. É sempre bom ver a alegria estampada nos seus rostos.

 

No dia 11, logo pela manhã, começamos a “espulga-las” para cozer e para assar. De tarde rumamos ao Jardim da Misericórdia para nos associarmos ao salutar convívio com as criança, onde não faltou a tradicional fogueira. Esta foi uma tarde com magia pela alegria que as crianças transmitem aos idosos, por ver alguns a entrar nas danças de roda e todos sem excepção a divertirem-se com o farruscar das caras e a recordarem os seus tempos de juventude em que saltavam a fogueira, se farruscavam mutuamente e se divertiam nos arraias de outros tempos.

 

Foi um dia de convívio, de alegria e de reviver tradições.

2015-11-18

Adesão ao projeto Nutriciência

 

Nutriciência trata-se de um projeto da Universidade do Porto no âmbito das iniciativas em Saúde Pública, ao qual a Misericórdia de São Pedro do Sul aderiu. Compreende, além da componente educativa, uma plataforma online gamificada com desafios para as crianças e pais.

 

Objetivos do projeto:

  • Aumentar a literacia em nutrição;
  • Tornar a informação nutricional mais efetiva e compreensível;
  • Promover o consumo de produtos hortícolas e fruta;
  • Promover a redução do consumo de açúcar e de sal.

 

Para a concretização destes objetivos, a iniciativa pressupõe a realização de diversas atividades dirigidas aos educadores, crianças e respetivas famílias, focando questões relativas à alimentação saudável: um concurso de vídeos produzidos pelos educadores em colaboração com as crianças; uma plataforma online que permitirá chegar aos pais das crianças e dar a conhecer o projeto ao público em geral; jogos que promoverão a interatividade entre participantes e a criação de uma comunidade; concurso de culinária no qual se promove a realização de refeições equilibradas com custo não superior a um euro; entre outras.

 

Destinatários:

  • Educadores, crianças dos 4 aos 9 anos e respetivas famílias.

 

O início dos desafios está programado para 02 de novembro, sendo oportunamente divulgado o calendário geral dos mesmos. Neste sentido, fica o convite a todos os pais das crianças do jardim da Misericórdia (4 aos 9 anos) a obterem mais informações junto da educadora de sala respetiva e a se inscreverem.

 

Mais informações:

2015-10-07

Reviver tradições: Desfolhada na Misericórdia

 

Chegou o Outono, o cheiro a uvas maduras, as árvores que começam a mudar de roupagem, época de colheitas, das desfolhadas, das vindimas.

 

Como tal, não podíamos deixar de assinalar a época das colheitas e, como tem vindo a ser tradição, realizamos uma desfolhada na nossa instituição para miúdos e graúdos.

 

No dia 30 de setembro fomos buscar memórias, recordar aquele tempo em que todas as pessoas da aldeia se juntavam para ajudar a desfolhar o milho e, no final, ainda tinham disposição para fazer um bailarico na eira ao toque do harmónio ou de alguma concertina à luz do gasómetro e das estrelas.

 

Na nossa desfolhada não faltou o contar de histórias de outros tempos, houve também música de arraial, não é a concertina nem o harmónio mas o órgão que animou o bailarico e a desfolhada.

 

Temos os nossos idosos a quem estas atividades trazem um pouco de nostalgia, mas enchem o coração de alegria, de recordações e temos o convívio com as crianças onde há sempre oportunidade de lhes transmitir hábitos e tradições que se vão perdendo com a evolução.

 

Esta desfolhada não é apenas desfolhar o milho e procurar uma espiga de milho rei, é uma troca de experiências, um dia especial de reavivar memórias e de muito boa disposição.

 

2015-10-02

Aprovação do Novo Compromisso

 

Decorreu no passado dia 27 de setembro uma Assembleia Geral Extraordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, nos termos do disposto no n.º2 e 3 do artigo 30.º do Compromisso desta Instituição.

Dentro da ordem de trabalhos prevista, estava a “Apresentação, discussão e deliberação / votação sobre aprovação do Compromisso da Santa Casa da Misericórdia de S. Pedro do Sul, nos termos e em cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 172-A/2014 de 14 de novembro. Alteração legislativa que incorre numa atualização dos estatutos de todas as instituições particulares de solidariedade social.

Discutida a proposta em análise, prestados os esclarecimentos devidos e aprovadas pequenas retificações ao mesmo, o novo Compromisso da Misericórdia foi colocado à votação e aprovado. Segue-se agora a respetiva homologação do Bispo diocesano e a entrega no Centro Distrital da Segurança Social de Viseu para os registos legais.

O Compromisso aprovado está disponível para consulta no site da Instituição.

 

Aos irmãos:

Recorda-se que foi criada uma área reservada aos Irmãos na página de Internet da Misericórdia (www.mspsul.pt) onde estão disponibilizados documentos de apoio, pelo que os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.

2015-09-30

Arraial Solidário

 

A nossa Instituição realizou no dia 5 de setembro, o primeiro arraial solidário. O objetivo era a angariação de fundos para os projetos correntes da Misericórdia, entre eles a última fase de reestruturação da ERPI - Lar de Idosos.

 

O arraial contou com a animação musical de artistas locais que se associaram à iniciativa, entre eles o rancho da Misericórdia, a Isabel Silvestre acompanhada com as Vozes de Manhouce, o grupo do Alafum e o grupo MeiArte. A todos o nosso Obrigado pela participação e pela forma desprendida e altruísta como aceitaram participar neste evento.

 

Deixamos, também, uma palavra de apreço e agradecimento aos parceiros e colaboradores que se associaram e contribuíram para este dia, possibilitando-nos, assim, brindar todos os participantes com uma noite muito agradável.

 

Uma experiência a repetir. Entretanto quem queira contribuir para a remodelação da unidade 1 da ERPI ou para outro projeto da instituição, não deixe de obter mais informações junto dos nossos serviços administrativos ou na área de Mecenato da página de internet da Misericórdia.

 

Apoie e ajude-nos a chegar mais longe e com mais qualidade.

 

 

2015-09-11

Misericórdia no Facebook

Alargando os seus mecanismos de comunicação institucional, a Misericórdia de São Pedro do Sul está, desde o passado dia 07 de setembro, presente na Rede Social do Facebook.

 

Procuramos, cada vez mais, uma maior participação de todos quantos constituem a Misericórdia de São Pedro do Sul, na estruturação do pensamento organizacional, na partilha de responsabilidades e na assunção de dinâmicas, pelo que estamos perante mais um novo desafio de comunicação que espelha parte das experiências que são vividas na instituição.

 

Neste novo desafio iremos publicar atividades correntes, informação técnica e útil, bem como outros conteúdos que consideramos importantes para os membros da comunidade.

 

Juntamente com a publicação da informação inicial da Misericórdia e das respetivas normas de utilização, já disponibilizamos as primeiras notícias. Os “posts”, “likes” e “partilhas” já se fazem, assim, sentir.

 

Partilhe, comente, acompanhe-nos no Facebook em: https://www.facebook.com/misericordia.santoantonio

2015-09-09

Agosto – mês de reencontros

 

Chega o verão e com ele chegam também os familiares emigrados dos nossos idosos.

A afluência é grande e a alegria dos idosos também, por verem os seus entes queridos. Muitos emigrantes usam as férias na sua terra natal para visitar os seus familiares e proporcionarem-lhes momentos agradáveis. O convívio familiar torna-se o dia-a-dia na Misericórdia.

Temos o exemplo de Maria Lúcia Tavares emigrante em França, filha de Carminda Tavares. Esta filha relata estar tranquila com a entrada da sua mãe na Misericórdia, pois encontrou a solução para as suas preocupações, que era a solidão da sua mãe. Todos os filhos estão emigrados na França e a D. Carminda encontrava-se a residir sozinha.

Em relação à Misericórdia Maria Lúcia só tem a agradecer o carinho e atenção que dão à sua mãe. Sente que esta “está muito feliz e já não a via assim há muito tempo”. Agradece também a todos os colaboradores que trabalham nesta casa, por aquilo que fazem pela sua mãe.

 

A Misericórdia aproveita para divulgar a acessibilidade nos contactos, nomeadamente através do Skype, por forma a que possa ainda ser mais usado na quebra das distâncias.

2015-08-10

Dia dos Avós

 

O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso se diz que os avós são pais duas vezes. As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e por vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação dos seus netos, com a sua sabedoria, experiência e com um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

 

A celebração do dia dos avós é feita através de eventos e de atividades que prestam homenagem e que pretendem demonstrar carinho e apreço a todos os avós. Assim, celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. E foi exatamente com este propósito que as crianças do CATL e os idosos do Lar se juntaram, no passado dia 27 de julho, num piquenique convívio, no parque de merendas do Pisão. Entre todos reinou a alegria de partilhar experiências de vida, os mais novos surpreenderam com canções de outros tempos e os idosos com histórias de antigamente.

 

Nota histórica sobre o dia:

Em Portugal o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho, tendo a data tido origem na associação do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs.

2015-08-06

Orientação Óculo-manual

No dia 07 de julho realizou-se na Misericórdia uma sessão óculo-manual com os idosos. Tratou-se de uma nova abordagem na promoção da motricidade, consistindo a mesma em sessões práticas de exercícios de motricidade, coordenação e mobilidade, de forma a manter ou melhorar os índices de independência dos idosos.

Assim, após o pequeno-almoço, os idosos foram para o exterior da instituição para iniciarem os exercícios de motricidade: derrubar garrafas; basquete; baliza e a malha.

Com os exercícios conseguimos estimular e obter um aumento da força muscular e da resistência, aumento da flexibilidade, aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, diminuição das lesões musculares, melhorar a coordenação e, ainda, promover o convívio.

O aumento da força e da capacidade funcional pode melhorar a qualidade de vida. Esta capacidade é vital e pode servir como um mecanismo protector, por exemplo, às quedas.

É possível ajudar os idosos a readquirir estas competências e a prevenir o seu declínio, com exercícios psicomotores. O formato desta experiência foi bem aceite, pelo que se instituiu o mesmo com um carácter de realização quinzenal.

2015-07-31

BAT - Banco de Ajudas Técnicas

A Misericórdia de São Pedro do Sul tem tido uma intervenção crescente, a nível social, na região de Lafões. Nessa intervenção, promovemos respostas e apoios para além das tipificadas com a Segurança Social. Neste sentido, implementamos oportunamente o BAT – Banco de Ajudas Técnicas, tratando-se o mesmo de um serviço de empréstimo gratuito de equipamentos de apoio e ajudas técnicas a situações de dependência, sejam elas temporárias ou permanentes.

Consideram-se produtos de apoio, ou ajudas técnicas, os dispositivos, equipamentos ou sistemas técnicos utilizados por pessoas com deficiência ou incapacidades, que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem as deficiências e incapacidades e contribuam para uma melhor funcionalidade no seu dia-a-dia. O BAT visa, deste modo, melhorar a qualidade de vida a quem necessita destas ajudas.

Disponibilizamos, deste modo e entre outros equipamentos, camas articuladas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, canadianas, andarilhos.

Recentemente, com o apoio do movimento “Mais para todos” do LIDL, foi-nos possível alargar o leque e número de ajudas disponíveis, pelo que a nossa capacidade de resposta foi incrementada. As famílias interessadas poderão consultar com mais pormenor e obter a ficha de pedido de apoio junto da secretaria da instituição ou, em alternativa, na nossa página de internet.

 

2015-07-30

Oficinas: Proteção solar - saúde da pele

 

Com a chegada do verão estamos mais propensos à exposição solar e aos seus efeitos nocivos no nosso organismo, desta forma, em parceria com a Farmácia da Misericórdia, teve lugar no Jardim da Instituição, um ciclo de oficinas de sensibilização dinamizado pela Dr.ª Isabel Serra sobre proteção solar, junto das várias salas/idades.

A proteção ao sol deve ser um tema discutido e iniciado na infância e adolescência, até porque, segundo alguns estudos, quando iniciado nestas fases os riscos de desenvolver cancro de pele reduzem, por via de implementação regular de boas práticas.

 

Aqui ficam alguns conselhos e formas de nos protegermos:

  • Reduzir o tempo de exposição solar.
  • Evitar exposição solar entre 10h e as 15h.
  • Usar t-shirt, chapéu de aba larga e óculos escuros com proteção ultravioleta (UV).
  • Escolher um protetor solar que tenha ao menos um FPS-15 (Fator de Proteção Solar). Com ele a maioria das pessoas está protegida por 1/2h.
  • Aplicar o protetor solar sempre 30 minutos antes de se expor ao sol.

 

Para melhor entendimento das nossas crianças sobre a proteção solar, foi passado um pequeno filme e atribuída a cada uma delas uma brochura com uma história e atividades, assim como uma amostra de protetor solar indicado para esta faixa etária.

À Dr.ª Isabel Serra agradecemos a disponibilidade que teve para connosco.

 

2015-07-21

Desafios diários de um Educador

 

O educador de Infância, como promotor de aprendizagens, deve criar oportunidades enriquecedoras e desafiantes, para que a criança cresça e se desenvolva globalmente em harmonia, respeitando as suas características individuais.

O relacionamento afetivo que se estabelece com as crianças é a base para o sucesso de ambas as partes. É importante, assim, o desenvolvimento de relações de confiança e de prazer através de gestos, palavras e atitudes, para que as experiências que se proporcionam por esta via sejam alvo de uma reflexão e de aprendizagens significativas. Neste relacionamento o brincar está muito presente na vida diária do educador, dado que é uma das formas mais utilizadas pelas crianças para se expressarem e interagirem.

No dia-a-dia um educador depara-se, muitas vezes, com questões que nem sempre são fáceis de resolver, sejam elas de ordem relacional ou cognitiva. É importante, na relação pedagógica, o retorno informativo dos pais. Estes, ao longo do tempo, vão-nos transmitindo as suas opiniões e criticas, o que nos possibilita aprendermos mais em relação aos seus filhos e adequarmos a nossa forma de atuação. São eles os principais responsáveis pela educação e bem-estar da criança e, como tal, são os melhores parceiros dos educadores.

Em suma, ser educador é estar à altura do mundo das crianças, é relembrar e escutar a criança que existe dentro de nós.

 

(Artigo do “Caminho no Tempo”, n.º3 – Susana Campos – poderá aceder ao mesmo na Galeria multimédia do site)

 

 

Matrículas ano letivo 2015/16

Estamos em fase de estruturação das turmas para o próximo ano letivo (2015/16) para as 3 valências de infância (creche, pré-escolar e CATL). Não deixe para a última da hora e proceda já à inscrição junto dos serviços administrativos. Estamos, também, disponíveis para uma visita guiada pelas instalações. Esperamos por si.

 

2015-07-10

Festa de Final de Ano - Jardim

O Jardim da Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul promoveu, no passado dia 20 de junho, a festa de final de ano associada à área de infância (Creche, Pré-escolar e CATL), contando a mesma com a representação e/ou apresentação de uma coreografia, dança ou animação por cada sala.

 

Assistimos, deste modo, a um espetáculo com muita música, dança, animação e cor, fruto de muito empenho e dedicação para que cada criança tenha o seu papel na festa, partilhando, por essa via, momentos de muita alegria, entretenimento e convívio.

 

Este evento que junta pais, colaboradores, crianças e outros familiares ou amigos na comemoração do encerramento do ano letivo com toda a comunidade Educativa, decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de São Pedro do Sul e do programa, além das apresentações individuais de sala, procedeu-se à entrega dos diplomas aos finalistas do Pré-escolar. Momento sempre emocionante nas mensagens transmitidas pelas crianças, na recordação de momentos chave vividos na instituição e na mensagem dos pais.

 

Apontamos, também, a colaboração da Associação de Pais e o apoio dos professores das extracurriculares e da Associação Física e de Desporto na dinamização de um evento participado e bem acolhido por todos, tendo o mesmo terminado com o lanhe das crianças e seus familiares já no jardim.

2015-06-26

Área Reservada - Irmãos

Está disponível para todos os Irmãos da Misericórdia de São Pedro do Sul, uma nova aplicação na página de internet da instituição, com vista a facilitar o processo de comunicação e disponibilização de documentos. Trata-se da Área Reservada a Irmãos na qual é disponibilizado os planos de atividades e contas de exploração previsional e orçamento de investimentos, bem como as prestações de contas, entre outros documentos associados à participação nas Assembleias Gerais.

 

Todos os irmãos interessados poderão ter acesso à respetiva área, devendo, para tal, proceder ao registo na área de Login do Site.

 

Informa-se, neste sentido, que já se encontra disponível, na área reservada aos Irmãos, os seguintes documentos: Apresentação de Contas de 2014; Conta de Exploração Previsional e Orçamento de Investimentos – 2015; e Plano de Atividades de Gestão – 2015.

 

Aproveitamos para solicitar aos irmãos a atualização dos seus dados pessoais junto dos serviços administrativos.

2015-06-25

Santo António - comemorações do padroeiro

 

Todos os anos, no mês de junho, a Misericórdia de S. António de S. Pedro do Sul assinala a festa do seu padroeiro – “A Festa de Santo António”, sendo sempre com renovada ansiedade que se aguarda pelos festejos deste dia, o qual, no corrente ano, se comemorou no passado dia 14 de junho.

A procissão que sai da Capela de Santo António é um cortejo bonito que espelha o nosso brio e orgulho em pertencermos a esta casa. Os andores são decorados a preceito e os colaboradores vestem-se a rigor. Ao som da banda filarmónica percorre-se o trajeto que nos conduz à Misericórdia. Aí chegados, somos surpreendidos com a passadeira que, anualmente, é feita de madrugada pelas colaboradoras.

A celebração eucarística, realizada no palco exterior, constitui o ponto alto da festa de Santo António. Os nossos utentes, vestidos com roupa domingueira esperam ansiosamente por este dia. A eles se juntam também muitos dos seus familiares e, sendo uma cerimónia aberta à comunidade, amigos e conhecidos que, por tradição, festejam connosco este dia.

 

Integrado nas comemorações do S. António e no mês dos Santos populares, também se promoveu no dia 15 de junho uma tarde de convívio e de participação coletiva de IPSS locais, nas Marchas populares da Misericórdia, tendo as mesmas decorrido, aproveitando o bom tempo, no espaço exterior do Lar, não tendo faltado a animação contagiante em todos os participantes.

 

2015-06-24

Dia da Criança - Comemorações

 

O Dia Mundial da Criança teve início em 1950, quando a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo, como alerta dos problemas sociais vividos no pós guerra pelas comunidades e crianças em particular.

 

Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de junho desse ano, tendo os estados-membros das Nações Unidas, reconhecido às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:

  • Afeto, amor e compreensão;
  • Alimentação adequada;
  • Cuidados médicos;
  • Educação gratuita;
  • Proteção contra todas as formas de exploração;
  • A crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

 

Contudo só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel, com a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança e, mais recentemente em 1989, a "Convenção sobre os Direitos da Criança", conjunto de leis para proteção dos mais pequenos com 54 artigos e que em 1990 se tornou lei internacional.

 

Assim, a pensar nas crianças festejamos mais uma vez no nosso Jardim de Infância o Dia Mundial da Criança. Este dia foi comemorado com a colaboração da Associação de Educação Física e Desporto de São Pedro do Sul. As crianças de todas as valências da instituição tiveram a oportunidade de saltar e brincar nos insufláveis que a Associação teve a amabilidade de trazer, assim como participaram numa aula de Zumba Kids com a orientação do prof. José e da estagiária Filipa.

 

Na parte da tarde houve um lanche convívio onde todas as crianças interagiram umas com as outras, tendo estado também reservado uma pequena lembrança com algumas guloseimas para partilhar com a família.

 

E foi assim que todas as nossas crianças gozaram o seu direito ao lazer e atividades saudáveis através da dança, música e expressão corporal.

2015-06-08

Trocas de Lazer

 

A Misericórdia de São Pedro do Sul participou num projeto intitulado “Trocas de lazer”, criado pela Misericórdia de Penalva do Castelo, cujo objetivo visa proporcionar aos utentes experiências diferentes em contextos diferentes. É um intercâmbio de idosos no qual é possível aos participantes conhecerem outros lugares, conviverem com outras pessoas e conhecerem o funcionamento de outra instituição.

Assim, nos dias 18 e 19 de abril, um grupo de sete utentes da ERPI foi passar o fim de semana à Misericórdia de Penalva do Castelo, tendo vindo o mesmo número de utentes para São Pedro do Sul.

Deixemos um pequeno diário sobre esta experiência repleta de emoções:

 

Sábado, dia 18:

O grupo de utentes de Penalva do Castelo chegou por volta das 11 horas. Visitaram a instituição, almoçaram e rumamos de autocarro até à Pena, passeio que destacaremos do programa. Os nossos utentes foram os cicerones e fizeram uma visita guiada, por entre as casas de xisto e, antes de seguirem para o S. Macário, ainda houve tempo para descansar no café, apreciarem algumas peças de artesanato e questionarem os habitantes locais sobre a aldeia e a experiência de viverem ali diariamente.

Em Penalva do Castelo os nossos participantes, por seu lado, estavam a ser presenteados com a visita ao forno comunitário de Sangemil, onde juntamente com os idosos locais puderam saborear o pão que saía quente do forno; e a visita à Adega Cooperativa de Penalva do Castelo.

 

Domingo, dia 19:

Por São Pedro do Sul, houve lugar a visita guiada pelo Balneário Rainha D. Amélia, respetivo museu e fontes de água quente, nas Termas de São Pedro do Sul, bem como uma visita pela zona histórica da cidade de São Pedro.

Em Penalva, por seu lado, as técnicas da instituição, levaram-nos a conhecer Esmolfe, a terra da maçã de bravo Esmolfe, bem como nos fizeram uma visita pelos locais mais enigmáticos, como a feira, o miradouro, a vila e os belos jardins da Casa do Ínsua.

 

Em ambos os lados, os participantes tiveram a oportunidade de conversar e conviver com os restantes residentes, bem como se notou em todos a alegria nos seus rostos e a ansiedade de contar o que tinham feito e como estava a ser a experiência. Na memória trouxemos bons momentos de convívio e a lembrança de uma terra que nos ficou no coração, tal como marcamos, da mesma forma, quem nos visitou.

 

2015-05-22

Festa da Família

 

O Dia da Família (15 de maio) marcou, pelo 3.º ano consecutivo, o Jardim de Infância da Misericórdia de Santo António, no qual procuramos dar enfase à importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil.  Assim sendo, esta  ideia surge a partir da necessidade de integrar de forma ativa, pais, filhos e a comunidade escolar, alicerce importante no processo educativo de cada criança, em dinâmicas conjuntas de partilha.

As famílias das crianças, desde o berçário até ao CATL, participam neste evento, colaborando com a oferta de um bolo, biscoitos entre outros que foram depois vendidos a um preço simbólico, na esplanada solidária improvisada, mas muito acolhedora, na entrada do nosso jardim.  A receita realizada irá ser aplicada na aquisição de material lúdico-pedagógico para a própria instituição.

 

Por seu lado, nas ERPI, os famíliares também marcaram o dia com a sua presença e acompanhamento nas atividades programadas.

Acompanhou-se a visita da imagem peregrina de Fátima a São Pedro do Sul, tendo os idosos participado na Eucarístia que decorreu no convento, em São Pedro do Sul, e à qual se seguiu uma tarde de convívio com os familiares no exterior, aproveitanto o autêntico tempo de Verão que se fazia sentir.

 

2015-05-21

“Vivendo com Parkinson”

No passado dia 16 de abril de 2015 decorreu, no Salão Nobre da Misericórdia entre as 14h30 e as 16h00, um Workshop de Trabalho sobre a Doença de Parkinson. “Vivendo com Parkinson” foi o mote desta iniciativa que contou com a apresentação da Neuropsicóloga da Instituição, o apoio e participação da Clipetrus, assim como com o Testemunho de um Familiar de doente de Parkinson.

 

O público-alvo compreendeu familiares de utentes e cuidadores formais e informais da instituição e de instituições congéneres que estiveram presentes no decorrer da sessão.

 

As temáticas apresentadas cingiram-se sobre a definição, conceitos, sinais e sintomas da doença, assim como as respetivas intervenções terapêuticas na área da Neuropsicologia e da Fisioterapia.

 

O feedback foi muito positivo e a sessão participada, tendo-se verificado os esclarecimentos necessários e as dúvidas retiradas quanto a esta patologia e as suas formas de atuação e interação para com estes doentes.

2015-04-21

Representação da Via Sacra

No dia 3 de abril o Grupo de catequese de Figueiredo das Donas deslocou-se a São Pedro do Sul para, em articulação com a Misericórdia, cumprir uma das atividades previstas no programa da catequese – encenação da Via Sacra neste tempo de Quaresma.

 

Foi uma excelente manhã, muito enriquecedora para as crianças, que demonstraram muito entusiasmo e responsabilidade. Foi de salientar, ainda, o empenho intergerações, sendo notável o espirito de interajuda entre as crianças e os idosos, em suma uma simbiose perfeita no que concerne aos bons valores socias.

 

A encenação da Via Sacra passou por vários pontos da ERPI e culminou com a XV estação na capela do Lar de Grandes Dependentes e a comunhão a todos quanto estavam presentes e preparados para o efeito.

 

Contou-se, ainda, com a participação do grupo coral que, com as suas lindíssimas e agradáveis vozes, nos encantaram e alegraram ao longo das estações.

 

No âmbito do temo da catequese “Dar-se”, as crianças, catequista e todas as pessoas de Figueiredo que nos acompanharam, deram um pouco de carinho e solidariedade a todas as pessoas do Lar, tanto aos idosos como funcionários. Um obrigado a todos os participantes.

A Coordenadora da catequese de Figueiredo das Donas, Gracinda.

2015-04-20

Feira do Livro do Jardim da Misericórdia - afirmação cultural

O Jardim da Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul promoveu a XII edição da Feira do Livro, nos dias 25, 26 e 27 de março.

 

Foi, sem dúvida, a continuação da afirmação de um caminho e de uma marca que se pretende que perdure no tempo e na memória, tendo-se pretendido, com a edição 2015, criar uma maior envolvência das crianças, pais e comunidade educativa no certame, envolvendo-as no objetivo de motivar as crianças a desenvolverem, desde cedo, o gosto pela leitura e pelo contacto direto com os livros, fazendo disso um hábito.

 

Esta iniciativa, dedicada ao livro e à leitura, conta, assim, já com mais de uma década de realizações e marca, culturalmente, o concelho de São Pedro do Sul, tendo estado aberta à participação da comunidade entre as 10 e as 20 horas, nos três dias do certame. Contamos, para a sua realização, com a parceria da Livraria Lamegarte e o apoio do Pingo Doce.

 

Reuniu-se, nesta manifestação cultural, obras de várias editoras nacionais, a preços especiais, disponibilizando-se livros de diferentes autores e de todos os géneros literários, para crianças e adultos. Paralelamente à exposição e venda dos livros foi promovido todo um programa cultural de estímulo à leitura e de orientação / esclarecimento aos pais e educadores.

 

Destacamos do programa promovido o encontro com o escritor Carlos Nuno Granja, alguns momentos musicais / teatrais com a presença do grupo sénior desta Misericórdia, e a hora do conto, dinamizada por pais e familiares. Contou-se, de igual modo, com uma sessão de esclarecimento direcionada para colaboradores, pais e encarregados de Educação, no âmbito da ”Hiperatividade e défice de atenção”, orientada pela Dr.ª Dulce Marques, neuropsicóloga da instituição.

2015-04-02

Saúde em Ordem – Reconhecimento de Projeto

 

No passado dia 18 de março, a Misericórdia de São Pedro do Sul viu reconhecido publicamente a qualidade de mais um projeto. Desta feita, pelo “Movimento Mais para todos”, levado a cabo pelo LIDL em parceria com um conjunto de marcas e a SIC Esperança. O reconhecimento resultou na aprovação de candidatura ao movimento e consequente atribuição de apoio financeiro para o nosso projeto “Saúde em ordem”.

 

O projeto, simples à partida, implica mudanças estruturais na Instituição. Compreende um investimento de aquisição de camas articuladas completas, para utentes com maior grau de dependência, cadeiras de banho e cadeiras de rodas manuais. Equipamentos de apoio que integrarão o BAT – Banco de Ajudas Técnicas, colocando-se à disponibilização quer de utentes internos que vejam revisto negativamente o seu grau de dependência, quer temporariamente à comunidade, de forma gratuita e regulamentada.

 

Por outro lado, estando a Misericórdia em processo interno de definição de Sistema de Gestão de Qualidade, está a rever todo o setor de enfermagem e medicamentoso, reorganizando-o a nível da gestão, organização, preparação e distribuição de medicamentos, atualizando-o com novas soluções, como é o caso do sistema multidose. Este sistema de preparação de medicamentos, inovador no mercado português, tem manifestas vantagens a nível da redução dos erros de medicação. Desta forma, os utentes da Misericórdia irão beneficiar de um aumento de qualidade e segurança dos serviços de saúde geriátrica.

 

2015-03-31

Passeios Culturais dos utentes da ERPI

Durante este trimestre viajamos com os nossos utentes entre encontros e reencontros de amigos e familiares. Descobrimos alguns dos encantos da nossa região, viajamos pelo passado.

 

Os nossos utentes reviveram experiências como quando visitamos a Ventosa Artesanal e tivemos a oportunidade de recordar todo o ciclo do linho; de pegar novamente na roca, no fuso; de fiar e até de tecer um bocadinho nos teares usados pelas tecedeiras. Esta foi uma experiência única onde todos queriam mostrar, através das palavras, os trabalhos que já tinham feito com o linho.

 

Continuando a nossa viagem pelo passado, tivemos a oportunidade de visitar o Museu Municipal de Oliveira de Frades, onde, através de um filme, nos foi feita uma visita guiada pelo concelho. Através das peças expostas, também viajamos pela história da humanidade, desde o Neolítico e Paleolítico até à nossa era.

 

No Museu Municipal de Vouzela, por sua vez, tivemos a oportunidade de visitar uma exposição temporária de fotografia sobre a Natureza, que fascinou pela sua beleza. Visitamos, ainda, a exposição de arte sacra e uma exposição de bonecas que encantou as senhoras presentes.

 

Aproveitando que estávamos em Vouzela, fomos à capela de S. Frei Gil que deslumbra com os seus altares dourados.

 

Deixemos a viajem pelo passado e vamos aos reencontros de amigos e familiares que são sempre tão enriquecedores. Assim, durante este trimestre fomos a várias localidades, onde tivemos sempre pessoas hospitaleiras a fazer-nos uma visita guiada, a mostrar-nos a igreja paroquial e até a oferecerem um chá ou um bolinho para adoçar a boca. Foi assim no Centro Social de Vila Maior e no Centro de Promoção Social de Carvalhais, onde os nossos utentes puderam reencontrar velhos amigos e até familiares, puseram a conversa em dia e trocaram experiências.

 

As nossas viagens continuaram por Figueiredo de Alva onde visitamos a igreja, e fomos recebidos pelo grupo de crianças do infantário da Ladreda.

 

Não podemos deixar de mencionar a nossa saída ao Fujaco, que impressionou todos os utentes que não conheciam aquele lugar da freguesia de Sul e onde tivemos a oportunidade de conversar com as pessoas de lá.

 

Por fim, já em final de março (dia 20) realizamos um intercâmbio cultural com o Lar da Terceira Idade de Cedovim, em Vila Nova de Foz Côa. Partimos de manhã cedo e fizemos a primeira paragem em Penedono, Vila Medieval no limite entre o distrito de Viseu e o da Guarda, onde começam os socalcos do Douro. Aqui podemos observar o Castelo, visitar a Igreja da Vila e o Santuário de Sta. Eufémia.

 

Tomámos, depois, o caminho pintado com belas paisagens das amendoeiras em Flor e das vinhas do Douro, até ao Lar de Cedovim, onde tivemos uma receção calorosa e acolhedora. Aqui almoçamos, trocaram-se pequenas conversas e convivemos, antes de tomarmos o caminho para Marialva, na Mêda, onde observámos o Castelo Medieval. Seguiu-se a cidade de Trancoso, onde entramos no Centro histórico pela porta de El-Rei, possibilitando aos idosos a visita a lojas com produtos típicos da região.

 

Já cansados desta viagem enriquecedora, tomámos o caminho de regresso a casa, na certeza de que em maio receberemos na nossa instituição os utentes do lar de Cedovim e faremos uma visita guiada pela nossa região.

 

Todas as saídas são enriquecedoras e devolvem um sorriso ao rosto dos nossos utentes. A todos quantos nos recebem de braços abertos deixamos o nosso agradecimento.

2015-03-26

Dia Mundial da Floresta - atividades colaborativas

O dia da floresta ou dia da árvore foi comemorado, uma vez mais no seio da Misericórdia de Santo António, tendo sido marcado este ano por duas iniciativas que decorreram nos dias 20 e 23 de março.

Em ambas as iniciativas procurou-se reforçar a importância dos espaços verdes, da poupança da água e da preservação da natureza e, simultaneamente, incutir nos mais novos sentido de reconhecimento da importância da preservação das árvores e do meio que nos rodeia.

Assim, no dia 20 de março, todas as crianças (desde as salas de 1 ano às salas de 5 anos) tiveram oportunidade de participar em atividades no exterior da Instituição: fizeram plantações de plantas em vários vasos e cuidaram de as regar.

As crianças do pré-escolar puderam, ainda, levar para casa uma bolota de carvalho-alvarinho para, junto com as suas famílias, fazerem também a sua plantação. Junto estava um pack, gentilmente cedido pelo Município de São Pedro do Sul, com um panfleto alusivo ao tema “como evitar incêndios na floresta” e uma atividade de expressão plástica – folha foto copiável de vários tipos de folhas de árvores para colorir e recortar.

No dia 23, as crianças do Pré-escolar juntaram-se aos idosos e colaboradores da Misericórdia para, na ERPI – Estrutura Residencial para Idosos, realizarem uma atividade colaborativa – implantação de Jardim no espaço contíguo à nova unidade da ERPI, com o qual contamos também com a colaboração dos Jardins Ana. Plantaram-se árvores, flores, arbustos, bem como uma fileira de arvores de fruto.

A envolvência de todos reflete a partilha pelos valores sociais e humanitários que caracterizam esta instituição e que ajudam na consolidação de uma instituição participativa, dinâmica e atenta às questões ambientais.

2015-03-26

Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher

No passado dia 6 de março a Misericórdia de São Pedro do Sul realizou uma caminhada para a comemoração do dia Internacional da Mulher, tendo-se associado, deste modo, ao marco da manifestação de 08 de março de 1857, primeira manifestação organizada exclusivamente por mulheres e que revelou a coragem de se reunirem e de protestarem. Este marco histórico, desde 1975, passou a ser comemorado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher.

 

Homenagearam-se as Mulheres, marcando a data com uma caminhada/marcha dirigida às nossas utentes, colaboradoras e todas as mulheres da comunidade em geral, às quais se juntaram algumas crianças do Jardim da Instituição.

 

O percurso foi de curta distância, para facilitar uma maior participação das nossas utentes, contudo com animação e boa disposição. Saímos do salão do lar de idosos, rumo ao Jardim de Infância, donde tomamos a rua S. Vicente Paula, com paragem no jardim da Negrosa, antes do regresso à Misericórdia para a partilha do lanche.

2015-03-12

A Misericórdia marca o carnaval concelhio

A folia de Carnaval esteve presente nesta última semana para animar os Sampedrenses: mascaras e animação contagiante assim foi o desfile que teve lugar pelas ruas da cidade de São Pedro do Sul no passado dia 13 de fevereiro.

 

O desfile teve a participação das crianças dos 2 anos da creche e das crianças do pré-escolar do jardim da Misericórdia; das crianças do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul; e de um grupo de idosos da ERPI da Misericórdia.

 

Fatos preparados previamente, consoante os temas escolhidos pelas instituições, danças e coreografias ensaiadas, deram um colorido e animação contagiante. Os foliões da Misericórdia apresentaram-se trajados com a temática dos “frutos”, transmitindo a mensagem da importância de uma alimentação saudável.

 

No período da tarde, para as crianças do jardim da Misericórdia, ainda houve lugar a baile de carnaval no salão de atividades da instituição, contando o mesmo, à semelhança dos preparativos gerais, com a colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim da Misericórdia.

 

Ainda no âmbito das festividades do Carnaval, no dia 16 decorreu, no período da tarde, no salão de atividades da ERPI – Lar de Idosos, um concurso de Máscaras de Carnaval. Este concurso teve como objetivo o convívio intergeracional, promovendo, ao mesmo tempo, a dinamização de uma tarde lúdica diferente junto dos utentes da instituição. Registamos 27 participantes, pelo total das categorias do concurso, todos eles com muita criatividade, cuidado e alegria na apresentação. A todos os parabéns.

2015-02-23

Instituição aberta e participativa em processos de ensino e formação em contexto de trabalho

A Misericórdia de Santo António tem, desde sempre, cultivado uma política de aproximação e boas relações com a comunidade envolvente, procurando interagir e colaborar com as instituições no sentido da manutenção de boas relações institucionais.

 

De entre muitas ações destacamos a promoção e realização de estágios: curriculares e profissionais, desenvolvidos em parceria com estabelecimentos de ensino (Escolas Secundárias, Escolas Profissionais e Ensino Superior) e outras Instituições como o IEFP.

 

São muitos os estagiários que acolhemos ao longo do ano e, dependendo da sua formação são integrados nas respostas sociais consideradas as mais adequadas ao cumprimento do plano de atividades que é traçado.

 

Estamos convictos de que se trata de uma partilha de conhecimentos que favorece as partes intervenientes. Por um lado, é dada a oportunidade aos estagiários de realizarem uma (re)aproximação ao local de trabalho, colocando em prática os conhecimentos teóricos adquiridos. Sendo certo que através do seu desempenho, motivação, correção de comportamento e postura assertiva, potenciam oportunidades de emprego.

 

Por outro lado, para a Instituição o acolhimento e integração dos estagiários constitui também uma mais-valia. Para as nossas equipas de trabalho, a formação de jovens e adultos em contexto de trabalho, torna possível a transmissão de conhecimentos alicerçados na experiência consolidada ao longo de muitos anos, imprimindo ao seu quotidiano uma dinâmica e uma responsabilidade acrescidas. A partilha do saber gera sinergias que conduzem ao aperfeiçoamento, contribuindo para a valorização pessoal e profissional de quem ministra a formação prática.

 

Valoriza-te: consulta-nos para mais informações de articulação de programas de estágios.

2015-02-23

Promoção da leitura na infância

No passado dia 30 de janeiro, os grupos de 4 anos, do Jardim de Infância da Misericórdia de St. António de S. Pedro do Sul realizaram uma visita de estudo à Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, em Viseu.

 

Esta visita insere-se no âmbito do tema Bibliotecas/Valor dos livros do plano anual de atividades, no qual se pretende incentivar a leitura como espaço de aprendizagem, sonho, promoção da criatividade, imaginação e cidadania. Com a visita em si, procuramos despertar o gosto pela leitura e pela aprendizagem; criar momentos de afeto e interação com os livros; contactar com as profissões ligadas à leitura; e conhecer as diferentes partes que constituem o livro.

 

Na biblioteca que nos acolheu, a informação distribui-se de forma organizada pelas estantes de espaços diversificados, conforme se trate da sala de leitura de adultos, da sala infantojuvenil, da sala multimédia, da sala de publicações periódicas, do espaço de leitura informal. Existe ainda um espaço destinado a dar apoio a pessoas com deficiência visual, devidamente apetrechado com equipamento apropriado.

 

Ao longo do ano e de forma alargada a outros grupos infantis, são também promovidas outras visitas a bibliotecas, como é o caso da Municipal de São Pedro do Sul, para além das atividades próprias na Biblioteca da Misericórdia.

2015-02-16

Tomada de Posse: Novos Corpos Sociais

No passado dia 28 de dezembro decorreu a Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul, para a eleição dos Órgãos Sociais para o quadriénio 2015-2018.

A lista vencedora, encabeçada pelo Provedor José Fernandes, tomou posse no dia 12 de janeiro e, no seu discurso de tomada de posse, reforçou o espírito solidário da instituição e as medidas de melhoria contínua da atividade da mesma, estando estas refletidas quer nos investimentos estratégicos previstos, quer na continuidade de várias medidas de organização e gestão implementadas na anterior direção.

 

Apresenta-se a composição dos órgãos sociais com todos os seus elementos:

 

Mesa Administrativa:

Provedor, José Fernandes;

Vice-Provedor, Carlos Simões;

Tesoureiro, António Paiva;

Secretário, António Pais;

Vogais, Agostinho Bizarro, José Viana e António Almeida.

Suplentes: António Pinto, Alberto Figueiredo e Jorge Pereira.

 

Assembleia Geral:

Presidente, Rui Barros;

Secretários, Valentim Bizarro e José Santos.

 

Conselho Fiscal:

Presidente, Esmeraldo Leitão;

Vogais, Eduardo Silva e Paulo Chaves.

Suplentes: António Santos, José Almeida e Manuel Correia.

2015-01-23

Caminho no Tempo: Lançamento de Boletim Informativo

A Misericórdia procedeu no início do ano ao lançamento de um boletim informativo da sua atividade, o “Caminho no Tempo”.

 

Decorrente da mudança de paradigma institucional, refletido na maior participação de todos quantos constituem a Misericórdia de São Pedro do Sul, na estruturação do pensamento organizacional, na partilha de responsabilidades e na assunção de dinâmicas, estamos perante um novo desafio de comunicação que espelha parte das experiências que são vividas na instituição.

 

Apresentamos um boletim informativo, espelho desta “família”, que nos apela ao contributo com a nossa história, testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, ou melhor, ao longo do “Caminho no Tempo” que vamos acompanhando e percorrendo em conjunto.

 

O “Caminho no Tempo” tem uma periodicidade trimestral, correspondendo o primeiro número ao último trimestre de 2014. O segundo número ficará disponível em inícios de abril do corrente ano e abarcará informação do primeiro trimestre de 2015.

 

Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.

2015-01-21

Comemorações do Natal

 

A quadra natalícia na instituição é vivida com muita intensidade, não só pelo seu significado, como também pelo facto de sermos uma grande família. O Natal é tempo de partilha, é tempo de harmonia, de esperança, mas também de proximidade com quem nos é querido. Neste espírito, estruturou-se um programa de celebração participativo e aberto à comunidade.

Conciliando de forma transversal os vários setores de atuação da Misericórdia e, consequentemente, as várias faixas etárias dos utentes, levou-se a cabo uma programação bastante diversificada, incluindo espaço de animação musical, de dança, de teatro e até de serão com cânticos. Aqui em muito agradecemos a participação de vários parceiros que aceitaram o desafio e se juntaram às comemorações, nomeadamente as escolas Básica de São Pedro do Sul, Secundária de São Pedro do Sul e EPC – Escola Profissional de Carvalhais; Grupo de Cavaquinhos da Família Correia; o grupo de concertinas do Jorge Manuel; o grupo Vozes; e Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim da Misericórdia.

Da festa geral no jardim, dinamizada no dia 19 de dezembro às atividades nas ERPIS, vivenciou-se novas experiências, novas partilhas e ficou a promessa de para o ano fazer ainda melhor.

Destacamos, no âmbito da 3.ª Idade, o almoço de natal com os utentes do SAD, decorrido no dia 18 do mês em questão, tendo os participantes também assistido à programação da tarde recreativa desse dia (cantares pelos colaboradores, grupo de concertinas e grupo de cavaquinhos). No dia 22 os idosos da ERPI fizeram serão para assistir aos cânticos do grupo Vozes - valeu a pena deitarem-se mais tarde pois a musica e a voz foi de todo relaxante e emotiva.

Por fim, sem demérito do restante programa, fica o obrigado aos familiares que não puderam levar os seus entes para casa mas que marcaram o dia participando no almoço de natal com os idosos no dia 24. Ser família é estar presente.

Por seu lado, a nível da Infância, destacamos a festa de natal, evento para o qual se decorou o espaço para o efeito e se prepararam as crianças para atuarem, ainda que, para algumas, fosse a sua primeira vez em palco. A festa foi decorrendo com as atuações de grupo em grupo e este ano também com a presença de alguns idosos desta instituição que entoaram umas canções de Natal.

Em colaboração com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância realizou-se este ano, mais uma vez, o concurso da árvore de Natal, no qual crianças e pais em conjunto puderam decorar um pinheirinho a seu gosto e levá-lo a concurso, tendo sido estes avaliados por um júri nomeado pela referida Associação. Este momento fez parte do decorrer da nossa festa e resultou na atribuição de três primeiros prémios, uma medalha, aos contemplados: Diego Moreira, sala de 1 ano, Dinis Lopes sala de 3 anos e Inês Girão sala de 5 anos.

Ainda em colaboração com a Associação de Pais e Encarregados de Educação, depois do lanche convívio, foi feita a entrega dos presentes às crianças de uma forma bem animada, tendo sido criado um momento de magia natalícia onde Rena, Duendes e Pai Natal interagiram com os demais tendo desta brilhante forma feito a distribuição dos presentinhos.

2015-01-14

Adesão ao Ticket Infância e Ticket Ensino como meio de pagamento

 

A MSPS tem desde 10 de dezembro de 2014 protocolado com a TICKET Serviços, a aceitação dos vales sociais “Ticket Infância” e Cheque ensino “Ticket Ensino”, para pagamento da comparticipação familiar das respostas de creche, Pré-escolar e CATL.

 

O Ticket Infância é um vale social (cheque infância) criado pela Ticket, destinado às empresas e instituições que pretendam subsidiar as despesas de educação dos filhos dos seus colaboradores, com idades inferiores a 7 anos.

 

O Ticket Ensino, por seu lado, é um cheque ensino da Ticket, destinado às empresas e instituições que pretendam subsidiar as despesas de educação dos filhos dos seus colaboradores em qualquer grau de ensino (do Pré-escolar ao Ensino Superior).

Mais informações sobre esta modalidade de pagamento: www.ticket.pt

2015-01-14