O educador de Infância, como promotor de aprendizagens, deve criar oportunidades enriquecedoras e desafiantes, para que a criança cresça e se desenvolva globalmente em harmonia, respeitando as suas características individuais.
O relacionamento afetivo que se estabelece com as crianças é a base para o sucesso de ambas as partes. É importante, assim, o desenvolvimento de relações de confiança e de prazer através de gestos, palavras e atitudes, para que as experiências que se proporcionam por esta via sejam alvo de uma reflexão e de aprendizagens significativas. Neste relacionamento o brincar está muito presente na vida diária do educador, dado que é uma das formas mais utilizadas pelas crianças para se expressarem e interagirem.
No dia-a-dia um educador depara-se, muitas vezes, com questões que nem sempre são fáceis de resolver, sejam elas de ordem relacional ou cognitiva. É importante, na relação pedagógica, o retorno informativo dos pais. Estes, ao longo do tempo, vão-nos transmitindo as suas opiniões e criticas, o que nos possibilita aprendermos mais em relação aos seus filhos e adequarmos a nossa forma de atuação. São eles os principais responsáveis pela educação e bem-estar da criança e, como tal, são os melhores parceiros dos educadores.
Em suma, ser educador é estar à altura do mundo das crianças, é relembrar e escutar a criança que existe dentro de nós.
(Artigo do “Caminho no Tempo”, n.º3 – Susana Campos – poderá aceder ao mesmo na Galeria multimédia do site)
Matrículas ano letivo 2015/16
Estamos em fase de estruturação das turmas para o próximo ano letivo (2015/16) para as 3 valências de infância (creche, pré-escolar e CATL). Não deixe para a última da hora e proceda já à inscrição junto dos serviços administrativos. Estamos, também, disponíveis para uma visita guiada pelas instalações. Esperamos por si.