Notícias

Aprovação do Relatório e Contas de Gerência 2023

Decorreu, no passado dia 28 de março, uma Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, a fim de dar cumprimento ao disposto na alínea b) do n.º2 do artigo 22.º dos Estatutos, nomeadamente para a apreciação e votação do Relatório e Contas de Gerência do Exercício de 2023 e do respetivo parecer do Conselho Fiscal.

Procedeu-se ao balanço da execução dos objetivos de gestão para o ano em referência (previstos no respetivo Plano de Atividades de Gestão), quer no setor patrimonial em termos de investimento e desinvestimento, quer em termos de ações de natureza estratégica; a um enquadramento com a apresentação dos principais indicadores de execução e resultados; à apresentação pormenorizada das contas de gastos e rendimentos; bem como à apresentação dos resultados por valência funcional.

A destacar, também, o registo no relatório das atividades de sustentabilidade e responsabilidade social, das quais se pormenoriza, entre outras, iniciativas: em termos de apoio e relação com a comunidade local, a disponibilização de instalações e energia elétrica para o acantonamento de equipas no âmbito do XI Termas Andebol Cup e a colaboração em campanhas locais e nacionais como é o caso da campanha de angariação de fundos da LPCC - Liga Portuguesa Contra o Cancro e a campanha "Energia Solidária 2023" da Galp (distribuição gratuita de garrafas de gás); no campo da educação e cultura, a publicação trimestral da revista "Caminho no Tempo" e a primeira semana cultural no âmbito das comemorações de S. António; e, por fim, em termos de respeito pelo meio ambiente, a parceria com a rede "Zero Desperdício", os resultados anuais da UPAC e o lançamento de concurso para o alargamento de capacidade desta unidade.

Após a apresentação, as mesmas foram colocadas à discussão e votação, tendo sido aprovadas por unanimidade.

Do relatório destaca-se os seguintes indicadores de atividade:

  • Cash flow de 270.885,57€;
  • Autonomia Financeira de 89,75%;
  • Gastos com pessoal no montante de 2.793.799,11€;
  • Liquidez geral: 3,43;
  • Resultado antes de depreciações, gastos de financiamento e impostos: 281.508,30€;
  • Resultado Líquido do Exercício de 2023 de 60.246,65€.

Foi mais um ano em que a alteração da Retribuição Mínima Mensal Garantida teve um forte impacto na estrutura de custos com Recursos Humanos, a par do reforço do corpo de colaboradores nas ERPI e do impacto que as guerras na Ucrânia e Faixa de Gaza trouxeram (toda uma escalada inflacionista). Não obstante, com esforço, salvaguardou-se o equilíbrio financeiro e registamos um resultado líquido geral positivo, sem prejuízo dos fins sociais da instituição.

Assim, foi um ano em que se voltou a refletir a perseverança, espírito e valores de entrega do grupo de colaboradores da instituição, bem como da atuação institucional de e para uma sociedade solidária.

Estruturalmente as valências do Pré-escolar e CATL na área de infância, agravados inclusivamente neste último ano, continuam com resultados negativos e a penalizar o resultado global. Particularizando, o resultado do CATL agravou-se em 36%, passando para um prejuízo de 78.713,90€, o que dá suporte à decisão de encerramento do mesmo para setembro de 2024.

O relatório e contas aprovadas estão disponíveis para consulta na página de Internet da Instituição (Menu “A Instituição/Corpos Sociais”) e na área de irmãos, incluindo-se, nesta última, as respetivas atas. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.

2024-04-26

Revalidação de Matrículas AL. 2024/25

Revalidação de Matrículas AL. 2024/25

(Aplicável apenas às crianças que se encontram a frequentar as respostas sociais de Creche ou Pré-escolar)

 

Informamos que as matrículas e revalidação de matrículas para o Ano Letivo 2024/2025 encontrar-se-ão abertas entre as 09h00 do dia 19 de abril e as 17h00 do dia 17 de maio de 2024, devendo ser efetuadas exclusivamente por via eletrónica:

  • Pelo preenchimento de formulário on-line “Google Forms” através do seguinte link:
    • Com upload de documentos (Implica conta Google):

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezt9mnPgBDvPOByEhArGEISunH_PYjBVZf9X9QKgX9qt04SQ/viewform?usp=sf_link

  • Sem upload de documentos:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScrhzrviuTDXyqcN0atCpse70z9_VWE9bRiRnMsEx_nwXwJRQ/viewform?usp=sf_link

  • Complementarmente e após o envio da ficha de revalidação eletrónica anterior, poderão remeter documentos necessários via e-mail para: [email protected]

Aconselhamos que privilegiem o upload dos documentos referidos e aplicáveis no respetivo formulário/ficha, evitando a deslocação física à Instituição e, consequentemente, filas e tempo de espera.

Mais informamos que:

  • Apesar de poder estar acessível previamente, apenas serão aceites as revalidações ocorridas a partir das 09 horas do dia 19 de abril, por via eletrónica, devendo as mesmas ocorrer até ao fim da data indicada, sob pena de abertura de vaga na resposta social em apreço. A revalidação considera-se efetuada quando submetida e registada no Google Docs, sendo enviado comprovativo para o e-mail indicado no formulário de revalidação.
  • As transições de resposta social estão condicionadas à abertura de vagas nos grupos iniciais respetivos.
  • Os Encarregados de Educação deverão salvaguardar, além do preenchimento e submissão da ficha de revalidação eletrónica, a entrega dos documentos previstos no Regulamento Interno e indicados no fim do questionário bem como de outros que entendam por convenientes, para um melhor enquadramento de escalão e respetivo cálculo da comparticipação familiar, dentro do prazo definido para a revalidação (exceto declaração de IRS se o comprovativo ainda não estiver disponível). A não entrega dos documentos pressupõe, ao abrigo do previsto no Regulamento Interno, o enquadramento no escalão máximo de comparticipação.
  • Procede-se a resumo dos documentos necessários:
    • Declaração de IRS referente ao ano de 2023.
    • Se empregados, último recibo de vencimento dos sujeitos passivos de IRS do agregado familiar.
    • Se desempregados, comprovativo de desemprego e respetiva declaração com valor do subsídio (Desemprego, RSI ou outro).
    • Comprovativo de pensões/reforma se aplicável.
    • Comprovativo de morada e constituição do agregado familiar (Pode ser obtida no portal das Finanças).
    • Listagem do património predial dos elementos do agregado familiar (Pode ser obtida no portal das Finanças – Printscreen da Listagem do património com a identificação dos artigos e respetiva avaliação e não as cadernetas prediais).
    • Comprovativo de despesas previstas para cálculo da comparticipação, quando não refletidas na declaração de IRS (ex. Renda ou prestação casa).
    • Declaração de serviço voluntário em instituições sociais e humanitárias se aplicável.
    • No caso de agregado monoparental, comprovativo da monoparentalidade e declaração de responsabilidades parentais.
    • Declaração dos rendimentos de capitais, caso existam ou não estejam refletidos na declaração de IRS, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos de capitais (exemplo de modelo disponível no separador documentos da área de infância da página de internet da Misericórdia: link.: http://mspsul.pt/downloads/listar/7).
    • Outros que considerarem pertinentes.

 

Relembramos que, em caso de as vagas não permitirem a admissão integral dos candidatos (para frequência nos 3 anos do Pré-escolar), os candidatos serão hierarquizados atendendo os critérios patentes no artigo 7.º dos respetivos Regulamentos Internos, servindo a data de revalidação como critério de desempate.

Para qualquer dúvida ou questão adicional, poderão contactar os serviços administrativos por email ([email protected]) ou telefonicamente (232 720 460, chamada para a rede fixa nacional).

2024-04-17

Venda de imóvel em Hasta Pública

A Misericórdia de S. Pedro do Sul vai proceder à venda em Hasta Pública do imóvel LOJA - Fração AR do artigo matricial 2447, pelo valor base de 15.000€.

As propostas deverão ser entregues pelos concorrentes ou seus representantes até às 17:00 horas do dia 09/05/2024.

A hasta pública terá lugar na sala de reuniões da Misericórdia, sita na Rua da Misericórdia, n.º 6, na cidade de São Pedro do Sul, no dia 10/05/2024, pelas 15:00 horas.

A hasta pública será efetuada de acordo com as respetivas peças que se encontram patentes na secretaria, onde poderão ser consultadas, todos os dias úteis, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas. Encontram-se igualmente disponíveis para consulta e download na página de internet institucional www.mspsul.pt

Não dispensa a consulta ao Edital na sua forma integral e respetiva documentação anexa, disponível aqui:

Santa Casa da Misericórdia de Santo Antóniode S. Pedro do Sul (mspsul.pt)

2024-03-22

Caminho no Tempo n.º 37 | dezembro 2023

A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 37.º número da revista “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.

 

Nesta edição são abordados, entre outros, os seguintes temas: Acidentes de trabalho em Portugal; Halloween; Vamos à rua; Falar sobre bullying; Natal vivenciado; Atividades de animação sénior; Páginas de vida; Orçamento e plano de atividades de gestão 2024;…

O próximo número ficará disponível em inícios de abril de 2024 e abarcará informação do primeiro trimestre do corrente ano.

 

Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.

2024-01-23


Revalidação de Matrículas AL. 2024/25

Revalidação de Matrículas AL. 2024/25

(Aplicável apenas às crianças que se encontram a frequentar as respostas sociais de Creche ou Pré-escolar)

 

Informamos que as matrículas e revalidação de matrículas para o Ano Letivo 2024/2025 encontrar-se-ão abertas entre as 09h00 do dia 19 de abril e as 17h00 do dia 17 de maio de 2024, devendo ser efetuadas exclusivamente por via eletrónica:

  • Pelo preenchimento de formulário on-line “Google Forms” através do seguinte link:
    • Com upload de documentos (Implica conta Google):

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezt9mnPgBDvPOByEhArGEISunH_PYjBVZf9X9QKgX9qt04SQ/viewform?usp=sf_link

  • Sem upload de documentos:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScrhzrviuTDXyqcN0atCpse70z9_VWE9bRiRnMsEx_nwXwJRQ/viewform?usp=sf_link

  • Complementarmente e após o envio da ficha de revalidação eletrónica anterior, poderão remeter documentos necessários via e-mail para: [email protected]

Aconselhamos que privilegiem o upload dos documentos referidos e aplicáveis no respetivo formulário/ficha, evitando a deslocação física à Instituição e, consequentemente, filas e tempo de espera.

Mais informamos que:

  • Apesar de poder estar acessível previamente, apenas serão aceites as revalidações ocorridas a partir das 09 horas do dia 19 de abril, por via eletrónica, devendo as mesmas ocorrer até ao fim da data indicada, sob pena de abertura de vaga na resposta social em apreço. A revalidação considera-se efetuada quando submetida e registada no Google Docs, sendo enviado comprovativo para o e-mail indicado no formulário de revalidação.
  • As transições de resposta social estão condicionadas à abertura de vagas nos grupos iniciais respetivos.
  • Os Encarregados de Educação deverão salvaguardar, além do preenchimento e submissão da ficha de revalidação eletrónica, a entrega dos documentos previstos no Regulamento Interno e indicados no fim do questionário bem como de outros que entendam por convenientes, para um melhor enquadramento de escalão e respetivo cálculo da comparticipação familiar, dentro do prazo definido para a revalidação (exceto declaração de IRS se o comprovativo ainda não estiver disponível). A não entrega dos documentos pressupõe, ao abrigo do previsto no Regulamento Interno, o enquadramento no escalão máximo de comparticipação.
  • Procede-se a resumo dos documentos necessários:
    • Declaração de IRS referente ao ano de 2023.
    • Se empregados, último recibo de vencimento dos sujeitos passivos de IRS do agregado familiar.
    • Se desempregados, comprovativo de desemprego e respetiva declaração com valor do subsídio (Desemprego, RSI ou outro).
    • Comprovativo de pensões/reforma se aplicável.
    • Comprovativo de morada e constituição do agregado familiar (Pode ser obtida no portal das Finanças).
    • Listagem do património predial dos elementos do agregado familiar (Pode ser obtida no portal das Finanças – Printscreen da Listagem do património com a identificação dos artigos e respetiva avaliação e não as cadernetas prediais).
    • Comprovativo de despesas previstas para cálculo da comparticipação, quando não refletidas na declaração de IRS (ex. Renda ou prestação casa).
    • Declaração de serviço voluntário em instituições sociais e humanitárias se aplicável.
    • No caso de agregado monoparental, comprovativo da monoparentalidade e declaração de responsabilidades parentais.
    • Declaração dos rendimentos de capitais, caso existam ou não estejam refletidos na declaração de IRS, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos de capitais (exemplo de modelo disponível no separador documentos da área de infância da página de internet da Misericórdia: link.: http://mspsul.pt/downloads/listar/7).
    • Outros que considerarem pertinentes.

 

Relembramos que, em caso de as vagas não permitirem a admissão integral dos candidatos (para frequência nos 3 anos do Pré-escolar), os candidatos serão hierarquizados atendendo os critérios patentes no artigo 7.º dos respetivos Regulamentos Internos, servindo a data de revalidação como critério de desempate.

Para qualquer dúvida ou questão adicional, poderão contactar os serviços administrativos por email ([email protected]) ou telefonicamente (232 720 460, chamada para a rede fixa nacional).

2024-04-17

Aprovação do Relatório e Contas de Gerência 2023

Decorreu, no passado dia 28 de março, uma Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, a fim de dar cumprimento ao disposto na alínea b) do n.º2 do artigo 22.º dos Estatutos, nomeadamente para a apreciação e votação do Relatório e Contas de Gerência do Exercício de 2023 e do respetivo parecer do Conselho Fiscal.

Procedeu-se ao balanço da execução dos objetivos de gestão para o ano em referência (previstos no respetivo Plano de Atividades de Gestão), quer no setor patrimonial em termos de investimento e desinvestimento, quer em termos de ações de natureza estratégica; a um enquadramento com a apresentação dos principais indicadores de execução e resultados; à apresentação pormenorizada das contas de gastos e rendimentos; bem como à apresentação dos resultados por valência funcional.

A destacar, também, o registo no relatório das atividades de sustentabilidade e responsabilidade social, das quais se pormenoriza, entre outras, iniciativas: em termos de apoio e relação com a comunidade local, a disponibilização de instalações e energia elétrica para o acantonamento de equipas no âmbito do XI Termas Andebol Cup e a colaboração em campanhas locais e nacionais como é o caso da campanha de angariação de fundos da LPCC - Liga Portuguesa Contra o Cancro e a campanha "Energia Solidária 2023" da Galp (distribuição gratuita de garrafas de gás); no campo da educação e cultura, a publicação trimestral da revista "Caminho no Tempo" e a primeira semana cultural no âmbito das comemorações de S. António; e, por fim, em termos de respeito pelo meio ambiente, a parceria com a rede "Zero Desperdício", os resultados anuais da UPAC e o lançamento de concurso para o alargamento de capacidade desta unidade.

Após a apresentação, as mesmas foram colocadas à discussão e votação, tendo sido aprovadas por unanimidade.

Do relatório destaca-se os seguintes indicadores de atividade:

  • Cash flow de 270.885,57€;
  • Autonomia Financeira de 89,75%;
  • Gastos com pessoal no montante de 2.793.799,11€;
  • Liquidez geral: 3,43;
  • Resultado antes de depreciações, gastos de financiamento e impostos: 281.508,30€;
  • Resultado Líquido do Exercício de 2023 de 60.246,65€.

Foi mais um ano em que a alteração da Retribuição Mínima Mensal Garantida teve um forte impacto na estrutura de custos com Recursos Humanos, a par do reforço do corpo de colaboradores nas ERPI e do impacto que as guerras na Ucrânia e Faixa de Gaza trouxeram (toda uma escalada inflacionista). Não obstante, com esforço, salvaguardou-se o equilíbrio financeiro e registamos um resultado líquido geral positivo, sem prejuízo dos fins sociais da instituição.

Assim, foi um ano em que se voltou a refletir a perseverança, espírito e valores de entrega do grupo de colaboradores da instituição, bem como da atuação institucional de e para uma sociedade solidária.

Estruturalmente as valências do Pré-escolar e CATL na área de infância, agravados inclusivamente neste último ano, continuam com resultados negativos e a penalizar o resultado global. Particularizando, o resultado do CATL agravou-se em 36%, passando para um prejuízo de 78.713,90€, o que dá suporte à decisão de encerramento do mesmo para setembro de 2024.

O relatório e contas aprovadas estão disponíveis para consulta na página de Internet da Instituição (Menu “A Instituição/Corpos Sociais”) e na área de irmãos, incluindo-se, nesta última, as respetivas atas. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.

2024-04-26

Venda de imóvel em Hasta Pública

A Misericórdia de S. Pedro do Sul vai proceder à venda em Hasta Pública do imóvel LOJA - Fração AR do artigo matricial 2447, pelo valor base de 15.000€.

As propostas deverão ser entregues pelos concorrentes ou seus representantes até às 17:00 horas do dia 09/05/2024.

A hasta pública terá lugar na sala de reuniões da Misericórdia, sita na Rua da Misericórdia, n.º 6, na cidade de São Pedro do Sul, no dia 10/05/2024, pelas 15:00 horas.

A hasta pública será efetuada de acordo com as respetivas peças que se encontram patentes na secretaria, onde poderão ser consultadas, todos os dias úteis, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas. Encontram-se igualmente disponíveis para consulta e download na página de internet institucional www.mspsul.pt

Não dispensa a consulta ao Edital na sua forma integral e respetiva documentação anexa, disponível aqui:

Santa Casa da Misericórdia de Santo Antóniode S. Pedro do Sul (mspsul.pt)

2024-03-22

Caminho no Tempo n.º 37 | dezembro 2023

A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 37.º número da revista “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.

 

Nesta edição são abordados, entre outros, os seguintes temas: Acidentes de trabalho em Portugal; Halloween; Vamos à rua; Falar sobre bullying; Natal vivenciado; Atividades de animação sénior; Páginas de vida; Orçamento e plano de atividades de gestão 2024;…

O próximo número ficará disponível em inícios de abril de 2024 e abarcará informação do primeiro trimestre do corrente ano.

 

Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.

2024-01-23