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Revalidação de Matrículas AL. 2021/22

Revalidação de Matrículas AL. 2021/22

(Aplicável apenas às crianças que se encontram a frequentar as respostas sociais de Creche, Pré-escolar e CATL)

 

Informamos que as matrículas e revalidação de matrículas para o Ano Letivo 2021/2022 encontrar-se-ão abertas entre as 09h00 do dia 07 de maio e as 17h00 do dia 28 de maio, devendo ser efetuadas exclusivamente por via eletrónica:

 

Face às contingências atuais, aconselhamos que privilegiem o upload dos documentos referidos e aplicáveis no respetivo formulário/ficha, evitando a deslocação física à Instituição e, consequentemente, filas e tempo de espera.

 

Mais informamos que:

  • Apesar de poder estar acessível previamente, apenas serão aceites as revalidações ocorridas a partir das 09 horas do dia 07 de maio, por via eletrónica, devendo as mesmas ocorrer até ao fim da data indicada, sob pena de abertura de vaga na resposta social em apreço. A revalidação considera-se efetuada quando submetida e registada no Google Docs, sendo enviado comprovativo para o e-mail indicado no formulário de revalidação.
  • As transições de resposta social estão condicionadas à abertura de vagas nos grupos iniciais respetivos.
  • Os Encarregados de Educação deverão salvaguardar, além do preenchimento e submissão da ficha de revalidação eletrónica, a entrega dos documentos previstos no Regulamento Interno e indicados no fim do questionário bem como de outros que entendam por convenientes, para um melhor enquadramento de escalão e respetivo cálculo da comparticipação familiar, dentro do prazo definido para a revalidação (exceto declaração de IRS se comprovativo ainda não disponível). A não entrega dos documentos pressupõe o enquadramento no escalão máximo de comparticipação.
  • Procede-se a resumo dos documentos necessários:
    • Declaração de IRS referente ao ano de 2020.
    • Se empregados, último recibo de vencimento dos sujeitos passivos de IRS do agregado familiar.
    • Se desempregados, comprovativo de desemprego e respetiva declaração com valor do subsídio (Desemprego, RSI ou outro).
    • Comprovativo de pensões/reforma se aplicável.
    • Comprovativo de morada e constituição do agregado familiar (Pode ser obtida no portal das Finanças).
    • Listagem do património predial dos elementos do agregado familiar (Pode ser obtida no portal das Finanças).
    • Comprovativo de despesas previstas para cálculo da comparticipação, quando não refletidas na declaração de IRS (ex. Renda ou prestação casa).
    • Declaração de serviço voluntário em instituições sociais e humanitárias se aplicável.
    • No caso de agregado monoparental, comprovativo da monoparentalidade e declaração de responsabilidades parentais.
    • Declaração dos rendimentos de capitais, caso existam ou não estejam refletidos na declaração de IRS, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos de capitais (exemplo de modelo disponível no separador documentos da área de infância da página de internet da Misericórdia: link.: http://mspsul.pt/downloads/listar/7).
    • Outros que considerarem pertinentes.

 

Relembramos que, em caso de as vagas não permitirem a admissão integral dos candidatos (frequente nos 3 anos do Pré-escolar e CATL), os candidatos serão hierarquizados atendendo os critérios patentes no artigo 7.º dos respetivos Regulamentos Internos, servindo a data de revalidação como critério de desempate.

Para qualquer dúvida ou questão adicional, poderão contactar os serviços administrativos por email ([email protected]) ou telefonicamente (232720460).

2021-05-04

Caminho no Tempo n.º26 | março 2021

A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 26.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.

 

Nesta edição, que continua muito condicionada pelo impacto das contingências dos tempos atuais por via do Covid-19, são abordados, entre outros, os seguintes temas: Celebração do dia de Reis; Carnaval de ontem e hoje; O Confinamento; Ensino à distância no jardim; Ambiguidade de sentimentos de uma mãe; O mecenato; Histórias de Vida; Números da atividade;…

 

O próximo número ficará disponível em inícios de julho de 2021 e abarcará informação do segundo trimestre do corrente ano.

 

Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.

2021-04-22

Adiamento da Assembleia Geral Ordinária - aprovação de contas 2020

Informam-se todos os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de S. António de S. Pedro do Sul que, em virtude do estabelecido na Portaria n.º 28/2021, de 08 de fevereiro, o prazo para a apresentação das contas anuais foi adiado até 30 de junho de 2021, atendendo o contexto de evolução da situação epidemiológica causada pelo SARS-CoV-2 (Covid-19) a nível nacional.

Nestes termos, a Assembleia Geral Ordinária prevista para o mês de março de 2021 para a discução e deliberação sobre as contas de gerência de 2020, não se realizará nas datas usuais, sendo que oportunamente se agendará a data da referida Assembleia, bem como se informará da respetiva convocatória.

2021-03-11

Ajude Quem Ajuda e Todos Ganham!

Ajude Quem Ajuda e Todos Ganham!

 

A partir de 22 de fevereiro entra numa nova fase o projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!”, exclusiva para donativos às instituições de apoio social selecionadas, nas quais se enquadra a Santa Casa da Misericórdia de Santo António de S. Pedro do Sul. Fase que deverá decorrer até ao final do projeto, previsto para 15 de setembro de 2021.

Segundo o consórcio dinamizador, desde março de 2020 já foram entregues mais de 12 milhões de embalagens de bebidas em plástico (cerca de 350 toneladas de PET) nas máquinas de recolha automática, instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, para serem recicladas e darem origem a novas garrafas.

Até 31 de janeiro foram angariados 10.000€ para as 23 instituições sociais beneficiárias, dos quais 1.080€ foram atribuídos a esta Santa Casa.

Nesta nova fase, a vertente social ganha um novo protagonismo, com o projeto a apoiar em exclusivo a atribuição de donativos às 23 instituições selecionadas, pelo que contamos com a ajuda de todos para reforçar o apoio à Misericórdia de São Pedro do Sul.

 

Como poderei ajudar?

Juntando as suas garrafas de bebidas em plástico PET, com rótulo e tampa (estas não devem ter líquidos nem estar espalmadas) e depositando-as na máquina instalada na loja Continente Viseu. Em alternativa pode articular a entrega com a nossa responsável do economato, pelo telefone 232 720 460 ou email [email protected]

Contribua com o valor que recebe com a devolução de garrafas de bebidas em plástico e ajude a instituição! Todos os donativos recebidos na máquina instalada na loja Continente Viseu serão aplicados em iniciativas de apoio social desenvolvidas por esta instituição.

 

Quem são os promotores da iniciativa? 

O projeto “Quando do Velho de Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta" é uma iniciativa gerida pelo consórcio composto pela Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal, pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED). Tem como objetivo incentivar comportamentos sustentáveis e promover a economia circular do PET usado nas garrafas de bebidas, para que seja recolhido e reciclado com vista à sua reincorporação como matéria-prima em novas garrafas.

 

Saiba mais em www.dovelhosefaznovo.pt

 

 

2021-02-22


Revalidação de Matrículas AL. 2021/22

Revalidação de Matrículas AL. 2021/22

(Aplicável apenas às crianças que se encontram a frequentar as respostas sociais de Creche, Pré-escolar e CATL)

 

Informamos que as matrículas e revalidação de matrículas para o Ano Letivo 2021/2022 encontrar-se-ão abertas entre as 09h00 do dia 07 de maio e as 17h00 do dia 28 de maio, devendo ser efetuadas exclusivamente por via eletrónica:

 

Face às contingências atuais, aconselhamos que privilegiem o upload dos documentos referidos e aplicáveis no respetivo formulário/ficha, evitando a deslocação física à Instituição e, consequentemente, filas e tempo de espera.

 

Mais informamos que:

  • Apesar de poder estar acessível previamente, apenas serão aceites as revalidações ocorridas a partir das 09 horas do dia 07 de maio, por via eletrónica, devendo as mesmas ocorrer até ao fim da data indicada, sob pena de abertura de vaga na resposta social em apreço. A revalidação considera-se efetuada quando submetida e registada no Google Docs, sendo enviado comprovativo para o e-mail indicado no formulário de revalidação.
  • As transições de resposta social estão condicionadas à abertura de vagas nos grupos iniciais respetivos.
  • Os Encarregados de Educação deverão salvaguardar, além do preenchimento e submissão da ficha de revalidação eletrónica, a entrega dos documentos previstos no Regulamento Interno e indicados no fim do questionário bem como de outros que entendam por convenientes, para um melhor enquadramento de escalão e respetivo cálculo da comparticipação familiar, dentro do prazo definido para a revalidação (exceto declaração de IRS se comprovativo ainda não disponível). A não entrega dos documentos pressupõe o enquadramento no escalão máximo de comparticipação.
  • Procede-se a resumo dos documentos necessários:
    • Declaração de IRS referente ao ano de 2020.
    • Se empregados, último recibo de vencimento dos sujeitos passivos de IRS do agregado familiar.
    • Se desempregados, comprovativo de desemprego e respetiva declaração com valor do subsídio (Desemprego, RSI ou outro).
    • Comprovativo de pensões/reforma se aplicável.
    • Comprovativo de morada e constituição do agregado familiar (Pode ser obtida no portal das Finanças).
    • Listagem do património predial dos elementos do agregado familiar (Pode ser obtida no portal das Finanças).
    • Comprovativo de despesas previstas para cálculo da comparticipação, quando não refletidas na declaração de IRS (ex. Renda ou prestação casa).
    • Declaração de serviço voluntário em instituições sociais e humanitárias se aplicável.
    • No caso de agregado monoparental, comprovativo da monoparentalidade e declaração de responsabilidades parentais.
    • Declaração dos rendimentos de capitais, caso existam ou não estejam refletidos na declaração de IRS, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos de capitais (exemplo de modelo disponível no separador documentos da área de infância da página de internet da Misericórdia: link.: http://mspsul.pt/downloads/listar/7).
    • Outros que considerarem pertinentes.

 

Relembramos que, em caso de as vagas não permitirem a admissão integral dos candidatos (frequente nos 3 anos do Pré-escolar e CATL), os candidatos serão hierarquizados atendendo os critérios patentes no artigo 7.º dos respetivos Regulamentos Internos, servindo a data de revalidação como critério de desempate.

Para qualquer dúvida ou questão adicional, poderão contactar os serviços administrativos por email ([email protected]) ou telefonicamente (232720460).

2021-05-04

Caminho no Tempo n.º26 | março 2021

A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 26.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.

 

Nesta edição, que continua muito condicionada pelo impacto das contingências dos tempos atuais por via do Covid-19, são abordados, entre outros, os seguintes temas: Celebração do dia de Reis; Carnaval de ontem e hoje; O Confinamento; Ensino à distância no jardim; Ambiguidade de sentimentos de uma mãe; O mecenato; Histórias de Vida; Números da atividade;…

 

O próximo número ficará disponível em inícios de julho de 2021 e abarcará informação do segundo trimestre do corrente ano.

 

Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.

2021-04-22

Adiamento da Assembleia Geral Ordinária - aprovação de contas 2020

Informam-se todos os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de S. António de S. Pedro do Sul que, em virtude do estabelecido na Portaria n.º 28/2021, de 08 de fevereiro, o prazo para a apresentação das contas anuais foi adiado até 30 de junho de 2021, atendendo o contexto de evolução da situação epidemiológica causada pelo SARS-CoV-2 (Covid-19) a nível nacional.

Nestes termos, a Assembleia Geral Ordinária prevista para o mês de março de 2021 para a discução e deliberação sobre as contas de gerência de 2020, não se realizará nas datas usuais, sendo que oportunamente se agendará a data da referida Assembleia, bem como se informará da respetiva convocatória.

2021-03-11

Ajude Quem Ajuda e Todos Ganham!

Ajude Quem Ajuda e Todos Ganham!

 

A partir de 22 de fevereiro entra numa nova fase o projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!”, exclusiva para donativos às instituições de apoio social selecionadas, nas quais se enquadra a Santa Casa da Misericórdia de Santo António de S. Pedro do Sul. Fase que deverá decorrer até ao final do projeto, previsto para 15 de setembro de 2021.

Segundo o consórcio dinamizador, desde março de 2020 já foram entregues mais de 12 milhões de embalagens de bebidas em plástico (cerca de 350 toneladas de PET) nas máquinas de recolha automática, instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, para serem recicladas e darem origem a novas garrafas.

Até 31 de janeiro foram angariados 10.000€ para as 23 instituições sociais beneficiárias, dos quais 1.080€ foram atribuídos a esta Santa Casa.

Nesta nova fase, a vertente social ganha um novo protagonismo, com o projeto a apoiar em exclusivo a atribuição de donativos às 23 instituições selecionadas, pelo que contamos com a ajuda de todos para reforçar o apoio à Misericórdia de São Pedro do Sul.

 

Como poderei ajudar?

Juntando as suas garrafas de bebidas em plástico PET, com rótulo e tampa (estas não devem ter líquidos nem estar espalmadas) e depositando-as na máquina instalada na loja Continente Viseu. Em alternativa pode articular a entrega com a nossa responsável do economato, pelo telefone 232 720 460 ou email [email protected]

Contribua com o valor que recebe com a devolução de garrafas de bebidas em plástico e ajude a instituição! Todos os donativos recebidos na máquina instalada na loja Continente Viseu serão aplicados em iniciativas de apoio social desenvolvidas por esta instituição.

 

Quem são os promotores da iniciativa? 

O projeto “Quando do Velho de Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta" é uma iniciativa gerida pelo consórcio composto pela Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal, pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED). Tem como objetivo incentivar comportamentos sustentáveis e promover a economia circular do PET usado nas garrafas de bebidas, para que seja recolhido e reciclado com vista à sua reincorporação como matéria-prima em novas garrafas.

 

Saiba mais em www.dovelhosefaznovo.pt

 

 

2021-02-22

Aprovação do Orçamento e Plano de Atividades de Gestão 2021

Sobre fortes condicionalismos decorrentes das medidas necessárias à mitigação da Covid-19 e respetivo respeito pelo plano de contingência interno, decorreu, no passado dia 30 de novembro, a Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, nos termos do disposto na alínea c) do n.º2 do artigo 22.º do Compromisso desta Instituição, para discussão e votação do plano de atividades e orçamento, de exploração previsional e investimentos para o exercício de 2021, bem como do parecer do Conselho Fiscal.

Previamente à apresentação pormenorizada das contas previsionais de gastos e rendimentos, procedeu-se a um enquadramento geral da base de atuação desta Misericórdia – modelo de organização administrativa e financeira; a alguns indicadores de suporte ao orçamento; a aspetos da base e espectro atual de funcionamento das várias respostas sociais da instituição; e aos objetivos de gestão abarcados pelo documento em apreço.

Do Orçamento destaca-se os seguintes indicadores de atividade:

  • Total de Gastos Previsionais: 3.518.823,00€.
  • Total de Rendimentos Previsionais: 3.557.740,00€.
  • RLE Previsional para 2021: 38.917,00€.
  • Investimentos previsionais: 167.200,00€.

O plano e orçamento em referência está muito condicionado pelo atual combate à pandemia da Covid-19 e às consequentes incertezas em termos de evolução nacional e respetivo impacto social e económico. Nestes termos, reduz-se o investimento ao essencial e urgente, estando canalizados a grande maioria dos recursos para as ações preventivas e tratamento Covid-19.

De facto a pandemia Covid-19 tem sido um desafio institucional nunca antes imaginado em termos de sacrifícios pessoais dos colaboradores, utentes e familiares destes, a par de toda uma alteração de rotinas e procedimentos da vivência em comunidade. Alterações necessárias para a proteção coletiva; para a proteção dos mais vulneráveis às consequências desta doença.

Nestes termos, no campo dos investimentos apenas se prevê para o ano de 2021 pequenas remodelações de apartamentos para arrendamento, a par do início da previsível intervenção na ERPI – Lar de Grandes Dependentes, condicionado este último investimento, à aprovação da candidatura ao PARES 3.0.

Discutido o Orçamento de 2021 e apresentado o parecer do Conselho Fiscal, foram prestadas informações adicionais pelo Provedor e técnicos participantes na Assembleia, pelo que após terem sido colocadas a votação, foram aprovadas por unanimidade.

O Plano de Atividades e Orçamento aprovado está disponível para consulta na página de Internet da Instituição – área de irmãos, bem como as respetivas atas da Assembleia Geral. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.

 

Outros pontos da ordem de trabalhos:

Tal como constava da convocatória enviada aos irmãos, procedeu-se à recomposição, por voto secreto, da Mesa da Assembleia, face o falecimento do seu secretário e atendendo o previsto no n.º4 do Artigo 20.º dos Estatutos. Nestes termos, depois de sondada a assembleia, verificou-se apenas a candidatura da irmã Paula Cristina Paiva Pinto, a qual foi eleita por maioria, passando a mesma a ocupar o referido cargo até ao fim do mandato dos corpos sociais em vigor, ou seja, 2022.

Ficou também uma palavra de incentivo à mobilização dos irmãos para a captação e proposta de admissão de mais irmãos da instituição, no sentido de contributo individual destes para a construção de uma Santa Casa cada vez mais sólida e dedicada à causa social na região.

2021-01-13

Vacinação Covid-19: Arranque na ERPI Lar de Grandes Dependentes

Arranque da Vacinação – ERPI Lar de Grandes Dependentes

Informamos a comunidade que, decorrente da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 a nível nacional, está previsto o início da vacinação nesta instituição para amanhã, dia 20 de janeiro, indo decorrer até ao dia 22.

Nesta 1.ª fase serão vacinados apenas os utentes e colaboradores da ERPI LA - Lar de Grandes Dependentes, atendendo a inexistência de casos ativos na mesma.

Apesar de entrarmos numa nova fase, alertamos para a necessidade contínua e cada vez mais urgente de manutenção/reforço das medidas preventivas, nomeadamente, vigilância de sintomas, higiene frequente das mãos, etiqueta respiratória, utilização adequada da máscara e distanciamento físico quer em contexto profissional quer na comunidade.

 

Outras Informações:

  • Encerramento do Centro de Dia:
    • Atendendo ao aprovado ontem em Conselho de Ministros, alterações às restrições e regras do atual Estado de Emergência, cujo decreto será publicado hoje e com efeitos a partir das 00h, informa-se do encerramento do Centro de Dia com efeitos a partir de amanhã e por um período previsível de, pelo menos, a duração do atual estado de emergência. Os serviços essenciais deverão ser mantidos em contexto domiciliário, à semelhança do ocorrido no encerramento anterior.
  • Atualização do boletim epidemiológico:
    • Informamos da atualização da informação da evolução da situação epidemiológica nos cartazes em destaque e na nossa página oficial do Facebook. Consulte regularmente a informação.

 

Seja um agente de saúde pública. Respeite as orientações dos Organismos oficiais.

(+info Plano Contingência MSPS: https://mspsul.pt/downloads/dldocumento/358)

2021-01-19

Caminho no Tempo - edição n.º25

A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 25.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.

 

Nesta edição, que continua muito condicionada pelo impacto das contingências dos tempos atuais por via do Covid-19, são abordados, entre outros, os seguintes temas: Em jeito de balanço; Dia de S. Martinho; E porque é tempo de celebrar… fez-se Natal; Agarremo-nos à vida; Retratos e Histórias de vida; Aprovação do orçamento e plano de atividades de gestão 2021;…

 

O próximo número ficará disponível em inícios de abril de 2021 e abarcará informação do primeiro trimestre do corrente ano.

 

Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.

2021-01-29