Notícias 2019

Quadra Natalícia de 2019

A quadra natalícia é vivida na Misericórdia com muita intensidade, não só pelo seu significado, como também pelo facto de “sermos uma grande família”.

Natal é tempo de partilha, harmonia e esperança, mas, também, de proximidade com quem nos é querido. Assim, como tem sido prática corrente da instituição, estruturou-se um programa de celebração participativo e aberto à comunidade.

Integrando as distintas áreas de atuação da Misericórdia e, consequentemente, as várias faixas etárias dos seus utentes, procurou-se definir uma programação bastante diversificada, incluindo espaço de animação musical, de dança, de teatro, de cânticos e das celebrações religiosas.

Neste programa, que inicia no dia 06 de dezembro, contamos com a participação sempre presente de vários parceiros individuais e coletivos que aceitaram o desafio e se juntaram às comemorações. A todos o nosso sincero obrigado.

Por fim, com base no pensamento mote da época, “O importante é estar presente”, deixamos o convite à comunidade para que nos visitem, para que visitem os familiares e amigos que residem na Misericórdia, que participem nas várias atividades que vão sendo promovidas.

 

Segue-se o programa:

Obs.: O programa poderá sofrer alterações.

2019-12-05

Caminho no Tempo - edição n.º20

A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 20.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.

 

Nesta edição são abordados, entre outros, os seguintes temas: Desfolhada tradicional; Mitos e verdades sobre a vacinação contra a gripe; Férias de verão; O Mundo colorido; Oficínas temáticas; Retratos de uma vida; Jogos tradicionais; Passeios culturais seniores;…

 

O próximo número ficará disponível em inícios de janeiro de 2020 e abarcará informação do quarto e último trimestre de 2019.

 

Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.

2019-10-22

Tradição da desfolhada

A desfolhada tradicional trata-se de um momento de festa que recria tempos vividos pelos antepassados no que toca à preparação do milho que vai servir para a confeção do pão (após a transformação em farinha) ou de alimento aos animais.

A recuperação ou o relembrar deste costume rural representa uma espécie de viagem ao passado quando era prática comum a população cortar as canas do milho para, posteriormente, serem transportadas para a eira em carros de bois/vacas. Ali, entre cantares e sonoridades tradicionais, fazia-se a desfolhada.

E nós, como é habitual todos os anos, recriámos uma vez mais a desfolhada tradicional no nosso espaço exterior do lar. Contámos com a presença da sala dos 5 anos do Pré-escolar, com os utentes do lar e com os utentes do centro de dia para se abrilhantar mais a festa ao som das cantorias. Diversão não faltou, mas ninguém teve a sorte de encontrar o milho rei.

No fim e para não faltar à tradição, houve um lanche bem característico com presunto, azeitonas, broa, bolos, sumos e o famoso vinho para os mais velhos.

2019-10-14

Jogos tradicionais

Os jogos tradicionais são uma forma de atividade física com características lúdicas que envolvem valores tradicionais. Há uma infinidade de jogos e brincadeiras que ultrapassaram o tempo e permanecem vivos na memória de todos nós.

O objetivo geral da prática dos jogos tradicionais passa por proporcionar ao idoso momentos de satisfação, alegria e liberdade que visam potenciar a melhoria da sua autonomia e autoestima. Mas existem outos objetivos tão importantes quanto estes: contribuir para uma melhoria da qualidade de vida; contribuir para o bem-estar mental; manter e aumentar os níveis de motivação na importância dos tempos livres.

Neste sentido, os nossos idosos adoram jogar ao jogo das latas, jogo da malha, jogo da caça ao rebuçado na farinha, entre outros. Práticas de jogos que de forma regular vão sendo promovidos na nossa instituição, seja entre os idosos; com a participação das crianças do jardim ou com visitas ou familiares.

2019-10-14

Avaliação de satisfação – divulgação dos resultados 2019

À semelhança de anos anteriores, no passado mês de junho convidamos os nossos utentes e familiares dos mesmos a responderem a um breve questionário de avaliação de satisfação. Procuramos, assim e no âmbito da auscultação corrente dos utentes e da nossa preocupação de melhoria contínua, avaliar o grau de satisfação no tocante às respostas sociais/serviços que promovemos.

Envolveu-se, ainda, neste processo de avaliação, os parceiros institucionais, no tocante à relação institucional (inclusive comercial) e articulação com as respostas sociais/serviços que promovemos.

Apresentamos, agora, a síntese da análise dos resultados obtidos, pelo que, numa análise global, rececionamos um total de 142 questionários de avaliação de satisfação preenchidos, dos quais 25 (18%) correspondem à área sénior não residencial (SAD – Serviço de Apoio Domiciliário e Casa das Amoreiras – Centro de Dia); 44 (31%) à área sénior residencial (ERPI – Estruturas Residenciais para Idosos: Casa da Quinta – Lar de Idosos e Lar de Grandes Dependentes); 53 (37%) à área de infância (Creche, Pré-Escolar e CATL – Centro de Atividades e Tempos Livres); e 20 (14%) aos parceiros.

Em termos de resultados globais, colocada a questão “considerando todos os aspetos, estou satisfeito(a) com a instituição?”, a avaliação dos utentes e familiares foi francamente positiva, revelando uma concordância ou concordância total junto de 91% dos inquiridos.

Situação análoga em relação aos parceiros, nos quais registamos uma concordância ou concordância total de 85%, quando confrontados com a questão equivalente – “considerando todos os aspetos, estou satisfeito(a) com a relação de parceria com a instituição”.

 

 

Nesta síntese, enquadram-se dois outros indicadores na avaliação de satisfação geral: a recomendação do serviço pelos utentes; e a mudança de serviço em caso de possibilidade.

Assim, no que concerne ao primeiro indicador, 98% dos utentes/familiares, se lhes solicitado por terceiros, recomendariam o serviço prestado pela Misericórdia.

Por seu lado, perante a questão “se tivesse possibilidade mudaria de serviço”, a resposta também é perentória, registando-se uma percentagem de 89% do não, consolidando a fidelização e a confiança na instituição.

 

 

No que concerne aos resultados parciais, associados aos vários indicadores em análise, os mesmos estão disponíveis nos placards informativos das valências. Não deixe de os consultar.

Reiteramos o nosso muito obrigado pela participação nesta avaliação; pelas sugestões apresentadas, que, para além de na nossa intervenção quotidiana, serão tidas em conta na planificação do ano de 2020; e, acima de tudo, pela confiança depositada nos nossos serviços.

2019-09-30

Caminho no Tempo - edição n.º19

A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 19.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.

 

Nesta edição são abordados, entre outros, os seguintes temas: Comemorações do S. António; Dia internacional da família; Feira do livro; CATL - férias da Páscoa; Festa de final de ano letivo; Dias temáticos; Pensamentos de um velhote; O Mundo Hoje; Retratos de uma vida;…

 

O próximo número ficará disponível em inícios de outubro de 2019 e abarcará informação do terceiro trimestre de 2019.

 

Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.

2019-07-12

Festa de Final de Ano Letivo 2018/19 no Jardim

No passado dia 22 de junho de 2019 decorreu a Festa de Fim de Ano letivo do Jardim da Misericórdia, no Pavilhão Gimnodesportivo de São Pedro do Sul.

Iniciou-se o certame pelas 15h30 com a cerimónia da entrega dos diplomas e das cartolas aos Finalistas, ao que se seguiram as atuações dos vários grupos de crianças (2, 3, 4 e 5 anos, assim como as crianças do CATL).

Das apresentações, registamos as danças coreografadas com rigor dos mais novos; a encenação de excertos da história do “Principezinho”, apelando-nos à proteção coletiva do nosso planeta; a atuação animada da “Banda dos Caranguejos”; o mix de orquestra sinfónica e música de dança do CATL; e, como não podia faltar, a atuação bastante original e animada dos Pais dos Finalistas.

Por fim, decorreu, como de costume, um lanche convívio, no salão de atividades do jardim, onde estavam expostos diversos trabalhos dos Finalistas.

Um grande bem-haja a todos os que contribuíram para a realização desta Festa, entre os quais a Associação de Pais e a Associação de Educação Física e Desporto, bem como a todos os colaboradores envolvidos.

2019-07-01

Comemorações do S. António, padroeiro da Misericórdia

Foi no passado dia 16 de junho que se comemorou, em clima de festa, o Santo António, padroeiro da Misericórdia de São Pedro do Sul.

Sendo uma das efemérides mais importantes do ano na Instituição, a envolvência dos vários setores funcionais procura não deixar nada ao acaso, envolvendo-se os vários elementos das equipas na preparação inicial, nas decorações, na orientação ou apoio a todos os participantes.

Como é tradição nesta comemoração, o programa arrancou com a partida da procissão da capela de Santo António, às 10h, em direção à sede da Misericórdia. A participação da Sociedade Filarmónica “Harmonia de São Pedro do Sul”, das corporações que constituem o Agrupamento de Bombeiros de São Pedro do Sul, de elementos da comunidade e a representação de colaboradores, crianças e irmãos da Misericórdia, bem como a decoração dos andores, conferiram uma imagem de cor, solenidade e harmonia à procissão.

A eucaristia, dinamizada de seguida, foi presidida pelo padre Francisco, da Comunidade dos Frades Franciscanos de Viseu e contou com a participação de colaboradores, utentes e pais na leitura das preces e ofertório, bem como foi animada com a juventude e vozes do Grupo Coral de S. Félix.

As celebrações deste ano contaram, ainda, com a participação das crianças dos 5 anos do Pré-escolar, os nossos finalistas, quer na procissão, quer na celebração eucarística, tendo havido espaço próprio para a bênção dos mesmos.

A todos aqueles, individuais e coletividades, que neste dia fizeram questão e nos honraram com a sua presença ou apoio, para connosco festejarem a Festa de Santo António, o nosso bem-haja e votos de que para o ano nos possamos reencontrar com a mesma alegria.

2019-06-18

Marchas de S. António

No dia 13 de junho a Misericórdia de São Pedro do Sul organizou o encontro de marchas das IPSS do Concelho de S. Pedro do Sul, tendo as mesmas decorrido no espaço exterior da ERPI “Casa da Quinta”.

A adesão foi grande, pelo que a ASSOL, o Centro de Promoção Social de Carvalhais, a ARCA de Santa Cruz da Trapa, o Centro Social de Manhouce, o Centro Social de Vila Maior e a nossa Casa das Amoreiras (Centro de Dia) estiveram connosco e partilharam a alegria das suas coreografias e da sua boa disposição.

Estes encontros são uma oportunidade de partilha interinstitucional e de os utentes reverem amigos, familiares, de saberem novidades da terra e de conviverem.

A tarde foi de música, tendo arrancado com o tradicional baile. Seguiu-se o desfile das marchas, tendo esta iniciado com os utentes da ERPI desta Misericórdia, seguindo-se todos os outros participantes.

Para finalizar a nossa tarde de marchas e repor energias, fizemos um lanche convívio, tendo ficado a promessa do reencontro no próximo ano.

A todos os participantes, um bem-haja.

2019-06-17

Avaliação de Satisfação 2019

Convidamos os nossos utentes e familiares dos mesmos a responder a um breve questionário, no qual procuramos avaliar o seu grau de satisfação no âmbito das respostas sociais/serviços que promovemos.

Se responder enquanto familiar de utente, reporte a informação com base na sua experiência, observação e perceção de cuidados prestados ao seu familiar.

O questionário estará aberto até ao próximo dia 30 de junho, bastando para tal selecionar nas imagens em baixo a área/resposta social sobre a qual pretende deixar a sua opinião. Anotamos que deverá responder de forma espontânea a todas as questões que são colocadas, podendo, no final do questionário, apresentar sugestões ou observações adicionais.

Deixamos desde já o nosso obrigado pela confiança e colaboração.

 

     

 

Se é nosso parceiro, também procuramos avaliar o seu grau de satisfação no âmbito da relação institucional e articulação com as respostas sociais/serviços que promovemos.

Para deixar a sua opinião, siga a ligação da imagem em baixo também no máximo até ao próximo dia 30 de junho.

 

2019-06-05

Exercício de Simulacro de incêndio na ERPI “Casa da Quinta” da MSPS

No âmbito das MAP - Medidas de Autoproteção / plano de emergência interno, decorreu, no passado dia 03 de maio, um simulacro no edifício da ERPI “Casa da Quinta” – Lar de Idosos desta Misericórdia, com base num cenário de incêndio num dos quartos da ala residencial e com algumas vítimas a necessitarem de assistência médica.

 

A base da realização destes exercícios pretende-se com a avaliação contínua do plano de emergência interno e das medidas de autoproteção, bem como testar e avaliar a capacidade de reação à emergência por parte de todas as entidades envolvidas (internas e externas). Reação à emergência, atendendo ao imperativo de estarmos preparados, ou seja, sabermos como agir e tomarmos o procedimento de evacuação como uma rotina e procedimento regulado e conhecido por todos.

 

Em termos operacionais, logo que foi dado o alerta interno, por volta das 14h20, iniciou-se a evacuação total do edifício desta ERPI, com as equipas da instituição a evacuarem os presentes para os pontos de encontro, seguindo o plano de emergência e atendendo aos obstáculos criados pelo cenário. Toda a evacuação foi feita de forma ordeira, rápida e salvaguardando a informação e situação física dos envolvidos.

 

Além do alerta interno, procedeu-se também ao alerta externo, pelo que passados cinco minutos do mesmo se inicia a chegada das corporações de bombeiros, GNR e Proteção Civil (COM). Entidades que, de imediato à sua chegada, tomaram conta da ocorrência e iniciaram os procedimentos de atuação devidos (controlo do trânsito na rua de acesso, ações de combate a incêndio, ações de socorro e apoio às vítimas).

 

O exercício foi dado por terminado por volta das 15h00, altura em que os idosos, colaboradores e visitas presentes tiveram autorização para regressar ao edifício e, assim, às suas atividades.

 

O simulacro envolveu o alerta para o número de emergência/Bombeiros, assim que acionado o alerta interno, a GNR, Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul e a Proteção Civil Municipal. Entidades junto das quais, face a todos os procedimentos tomados e à intervenção pronta, profissional e articulada de todos os envolvidos desde a preparação à execução, se faz um balanço final muito positivo.

 

2019-05-15

Caminho no Tempo - edição n.º18

A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 18.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.

 

Nesta edição são abordados, entre outros, os seguintes temas: A importância da rotina na creche; Ser pai; A Primavera e a comemoração do dia da árvore; Carnaval 2019; Dias temáticos; Relatos de uma vida; Passeios culturais seniores; Contas de gerência 2018;…

 

O próximo número ficará disponível em inícios de julho de 2019 e abarcará informação do segundo trimestre de 2019.

 

Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.

2019-04-18

Aprovação do Relatório e Contas de Gerência 2018

A fim de dar cumprimento ao disposto na alínea b) do n.º2 do artigo 22.º do Compromisso desta Instituição, decorreu, no passado dia 17 de março, a Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, para apreciação e votação do Relatório e Contas de Gerência do Exercício de 2018 e do respetivo parecer do Conselho Fiscal.

Procedeu-se ao balanço da execução dos objetivos de gestão para o ano em referência (previstos no respetivo Plano de Atividades de Gestão), quer no setor patrimonial em termos de investimento e desinvestimento, quer em termos de ações de natureza estratégica; a um enquadramento com a apresentação dos principais indicadores de execução e resultados; à apresentação pormenorizada das contas de gastos e rendimentos; bem como à apresentação dos resultados por valência funcional.

Após a apresentação, as mesmas foram colocadas à discussão e votação, tendo sido aprovadas por unanimidade.

Do relatório destaca-se os seguintes indicadores de atividade:

  • Cash flow de 161.275,61€;
  • Autonomia Financeira de 90,90%;
  • Custos com pessoal no montante de 2.080.369,07€;
  • Resultado Líquido do Exercício de 2018 de -135.417,79€.

Foi um ano em que a alteração da Retribuição Mínima Mensal Garantida teve um forte impacto na estrutura de custos com Recursos Humanos, bem como um ano em que não se verificou qualquer alienação de prédios, pelo que se registou, não obstante as medidas de compensação implementadas, um resultado líquido geral negativo.

Estruturalmente as valências da área de infância continuam com resultados negativos e a forçar o resultado global, contudo já estáveis quando em comparação a 2017. Prevalece o seu caracter social para o funcionamento das mesmas.

O relatório e contas aprovadas estão disponíveis para consulta na página de Internet da Instituição e na área de irmãos, incluindo-se, nesta última, as respetivas atas. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.

2019-03-22

Protocolo com a Edenred Portugal – aceitação de Euroticket Creche

A Misericórdia de S. António de São Pedro do Sul aceita, desde o passado dia 07 de março de 2019, como forma de pagamento da Creche e Pré-escolar, os Euroticket Creche da Edenred Portugal SA, no âmbito de protocolo de parceria estabelecido com esta entidade.

Trata-se de um novo meio de pagamento que fica disponível para os encarregados de educação das crianças destas respostas sociais e que possam beneficiar dos Euroticket pelas respetivas entidades patronais.

Aproveitamos para relembrar dos restantes parceiros, pelo que elencamos as atuais parcerias para a aceitação de tickets ensino:

  • Da TICKET Serviços - “Ticket Infância” e Cheque ensino “Ticket Ensino";
  • Da Chèque Dejeuner Portugal SA (Grupo UP) - "Educa infantil" (Vale infância) e "Chèque aluno (vale educação);
  • Da Edenred Portugal SA - o Euroticket Creche Edenred.

2019-03-15

Desfile de Carnaval

 

Os contos infantis foram a inspiração para o tradicional Desfile de Carnaval que decorreu na passada sexta-feira, dia 01 de março.

A iniciativa contou com a participação do Jardim, do Centro de Dia e da ERPI Lar de Idosos da Misericórdia de S. António de S. Pedro do Sul, juntamente com o Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul e da Associação MUT. Juntos desfilamos, pela Avenida Sá Carneiro, até à Rotunda do Shopping e, depois, no sentido inverso até ao jardim da Misericórdia.

O corso foi sendo animado com música e os sempre bem apetrechados carros alegóricos a dar ainda mais cor.

Foi um cortejo repleto de magia, animação, muita cor e criatividade, onde não faltaram o João Ratão e a Carochinha, a Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau, a Marsha e o urso, os três porquinhos e o lobo, o Principezinho e a Rosa entre muitas outras personagens que trouxeram à memória divertidas histórias de infância.

A Misericórdia de Santo António fica grata pelo apoio dado pela GNR local, proteção civil e bombeiros que tornaram o nosso desfile mais seguro, agradece ainda a participação de todos os envolvidos.

 

2019-03-07

Caminho no Tempo - edição n.º17

A Misericórdia de São Pedro do Sul editou o 17.º número da publicação “Caminho no Tempo”. Revista de periodicidade trimestral que pretende ser o reflexo da dinâmica desta “família”. Apela-nos ao contributo com a nossa história, dá o testemunho ou informação técnica da atuação da instituição ao longo do ciclo da vida, espelha a atuação diária e as atividades que se vão promovendo nos vários setores de atuação da Instituição.

 

Nesta edição são abordados, entre outros, os seguintes temas: Os meus extraordinários 100 anos; Atividade solidária "Make-a-Wish"; Comemorações do dia do animal; Quadra natalícia na Misericórdia; Passeios culturais seniores; 1.º aniversário da Casa das Amoreiras;…

 

O próximo número ficará disponível em inícios de abril de 2019 e abarcará informação do primeiro trimestre de 2018.

 

Os boletins são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis no menu “Media Center”.

2019-01-20

Misericórdia de São Pedro do Sul com novos Corpos Sociais

No âmbito da dinâmica associativa e dos próprios compromissos estatutários, a 16 de dezembro decorreu, a fim de dar cumprimento ao disposto na alínea a) do n.º 2 do artigo 22.º dos Estatutos, a Assembleia Geral eleitoral desta Santa Casa, com o objetivo de eleição dos Corpos Sociais para o quadriénio 2019-2022.

As urnas estiveram abertas entre as 10h15 e as 13h00, tendo sido eleita a única lista concorrente a sufrágio (Lista A), com a seguinte composição de irmãos:

Mesa da Assembleia Geral:

  • Presidente - Rui Jorge Ferreira Barros;
  • Valentim Francisco Bizarro;
  • Maria João Martins Figueiredo Fernandes.

Mesa Administrativa:

  • Provedor - José da Cruz Fernandes;
  • Ana Maria Paiva Oliveira;
  • António Santos Pais;
  • António Henrique Pinho Correia Almeida;
  • António Fernandes Almeida Pinto.
  • Suplentes: Agostinho de Almeida Bizarro; José Manuel Martins Santos; e José de Almeida Viana.

Conselho Fiscal:

  • Presidente - Eduardo Rodrigues da Silva;
  • Joaquim António Tavares Loureiro;
  • Maria João Santos Tavares Jorge.
  • Suplentes: António Fernando Moita Correia dos Santos; José de Almeida; e Manuel Inácio Correia

Decorrente da eleição, a tomada de posse, com o respetivo juramento compromissório, realizou-se no passado dia 11 de janeiro de 2019, encontrando-se os novos órgãos sociais em funções.

Deixa-se uma palavra de apreço à dedicação e trabalho pro bono dos elementos dos órgãos cessantes, bem como se desejam os maiores sucessos para os novos elementos dos corpos sociais, neste trabalho em prol da causa social que tanto nos orgulha.

2019-01-16