Decorreu, no passado dia 28 de março, uma Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, a fim de dar cumprimento ao disposto na alínea b) do n.º2 do artigo 22.º dos Estatutos, nomeadamente para a apreciação e votação do Relatório e Contas de Gerência do Exercício de 2023 e do respetivo parecer do Conselho Fiscal.
Procedeu-se ao balanço da execução dos objetivos de gestão para o ano em referência (previstos no respetivo Plano de Atividades de Gestão), quer no setor patrimonial em termos de investimento e desinvestimento, quer em termos de ações de natureza estratégica; a um enquadramento com a apresentação dos principais indicadores de execução e resultados; à apresentação pormenorizada das contas de gastos e rendimentos; bem como à apresentação dos resultados por valência funcional.
A destacar, também, o registo no relatório das atividades de sustentabilidade e responsabilidade social, das quais se pormenoriza, entre outras, iniciativas: em termos de apoio e relação com a comunidade local, a disponibilização de instalações e energia elétrica para o acantonamento de equipas no âmbito do XI Termas Andebol Cup e a colaboração em campanhas locais e nacionais como é o caso da campanha de angariação de fundos da LPCC - Liga Portuguesa Contra o Cancro e a campanha "Energia Solidária 2023" da Galp (distribuição gratuita de garrafas de gás); no campo da educação e cultura, a publicação trimestral da revista "Caminho no Tempo" e a primeira semana cultural no âmbito das comemorações de S. António; e, por fim, em termos de respeito pelo meio ambiente, a parceria com a rede "Zero Desperdício", os resultados anuais da UPAC e o lançamento de concurso para o alargamento de capacidade desta unidade.
Após a apresentação, as mesmas foram colocadas à discussão e votação, tendo sido aprovadas por unanimidade.
Do relatório destaca-se os seguintes indicadores de atividade:
Foi mais um ano em que a alteração da Retribuição Mínima Mensal Garantida teve um forte impacto na estrutura de custos com Recursos Humanos, a par do reforço do corpo de colaboradores nas ERPI e do impacto que as guerras na Ucrânia e Faixa de Gaza trouxeram (toda uma escalada inflacionista). Não obstante, com esforço, salvaguardou-se o equilíbrio financeiro e registamos um resultado líquido geral positivo, sem prejuízo dos fins sociais da instituição.
Assim, foi um ano em que se voltou a refletir a perseverança, espírito e valores de entrega do grupo de colaboradores da instituição, bem como da atuação institucional de e para uma sociedade solidária.
Estruturalmente as valências do Pré-escolar e CATL na área de infância, agravados inclusivamente neste último ano, continuam com resultados negativos e a penalizar o resultado global. Particularizando, o resultado do CATL agravou-se em 36%, passando para um prejuízo de 78.713,90€, o que dá suporte à decisão de encerramento do mesmo para setembro de 2024.
O relatório e contas aprovadas estão disponíveis para consulta na página de Internet da Instituição (Menu “A Instituição/Corpos Sociais”) e na área de irmãos, incluindo-se, nesta última, as respetivas atas. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.