Decorreu, no passado dia 26 de março, uma Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, a fim de dar cumprimento ao disposto na alínea b) do n.º2 do artigo 22.º dos Estatutos, nomeadamente para a apreciação e votação do Relatório e Contas de Gerência do Exercício de 2022 e do respetivo parecer do Conselho Fiscal.
Procedeu-se ao balanço da execução dos objetivos de gestão para o ano em referência (previstos no respetivo Plano de Atividades de Gestão), quer no setor patrimonial em termos de investimento e desinvestimento, quer em termos de ações de natureza estratégica; a um enquadramento com a apresentação dos principais indicadores de execução e resultados; à apresentação pormenorizada das contas de gastos e rendimentos; bem como à apresentação dos resultados por valência funcional.
A destacar, também, o registo no relatório das atividades de sustentabilidade e responsabilidade social, das quais as quais se destaca, entre outras, iniciativas de: em termos de apoio e relação com a comunidade local, a disponibilização de instalações e energia elétrica para o acantonamento de equipas no âmbito do X Termas Andebol Cup e a colaboração em campanhas locais e nacionais como é o caso da recolha de bens para a "Associação uma mão por uma pata" e da campanha "Juntos pela Ucrânia" da Sic esperança; no campo da educação e cultura, a publicação trimestral da revista "Caminho no Tempo" e a recolha de histórias de vida; no âmbito da responsabilidade social interna, a distribuição de vales de natal sob a forma de prémio e a procura de protocolos comerciais para garantir condições comerciais mais vantajosas em estabelecimentos comerciais locais aos colaboradores e irmãos da Misericórdia; em termos de património e na área agrícola, a assunção da gestão da Quinta de Vendabões, após o términus do contrato de comodato e o respetivo processo de limpeza para a instalação de culturas frutícolas e eventual quinta pedagógica; e, por fim, em termos de respeito pelo meio ambiente, a parceria com a rede "Zero Desperdício", o arranque da transição para a mobilidade elétrica e os resultados anuais da UPAC, perspetivando-se o alargamento desta.
Após a apresentação, as mesmas foram colocadas à discussão e votação, tendo sido aprovadas por unanimidade.
Do relatório destaca-se os seguintes indicadores de atividade:
Foi mais um ano em que a alteração da Retribuição Mínima Mensal Garantida teve um forte impacto na estrutura de custos com Recursos Humanos, bem como um ano em que se procedia a recuperação das contingências impactantes da covid-19 e à qual se teve que complementar com medidas de mitigação do impacto que o surgir de uma guerra na Europa trouxe, nomeadamente toda uma escalada inflacionista registada no ano. Não obstante, com esforço, salvaguardou-se o equilíbrio financeiro e registamos um resultado líquido geral positivo, sem prejuízo dos fins sociais da instituição.
Assim, foi um ano em que se voltou a refletir a perseverança, espírito e valores de entrega do grupo de colaboradores da instituição, bem como da atuação institucional de e para uma sociedade solidária.
Estruturalmente as valências do Pré-escolar e CATL na área de infância continuam com resultados negativos e a penalizar o resultado global, contudo, conjugadas, em recuperação. Continua a prevalecer o seu caracter social para o funcionamento das mesmas.
O relatório e contas aprovadas estão disponíveis para consulta na página de Internet da Instituição (Menu “A Instituição/Corpos Sociais”) e na área de irmãos, incluindo-se, nesta última, as respetivas atas. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.