Decorreu, no passado dia 27 de março, uma Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, a fim de dar cumprimento ao disposto na alínea b) do n.º2 do artigo 22.º dos Estatutos, nomeadamente para a apreciação e votação do Relatório e Contas de Gerência do Exercício de 2021 e do respetivo parecer do Conselho Fiscal, salvaguardando as medidas em vigor no âmbito do plano de contingência Covid-19.
Procedeu-se ao balanço da execução dos objetivos de gestão para o ano em referência (previstos no respetivo Plano de Atividades de Gestão), quer no setor patrimonial em termos de investimento e desinvestimento, quer em termos de ações de natureza estratégica; a um enquadramento com a apresentação dos principais indicadores de execução e resultados; à apresentação pormenorizada das contas de gastos e rendimentos; bem como à apresentação dos resultados por valência funcional.
A destacar e como constante pela primeira vez no relatório de gestão e contas, a inclusão de um capítulo sobre a sustentabilidade e responsabilidade social. Tema no qual se destacou, entre outros, iniciativas de: em termos de apoio e relação com a comunidade local, a disponibilização de instalações e energia elétrica para a instalação e funcionamento do centro municipal de retaguarda à Covid-19 e posterior centro de vacinação Covid-19; no campo da educação e cultura, a publicação trimestral da revista "Caminho no Tempo" e a edição comemorativa dedicada a histórias de vida e relação institucional que marcaram o percurso profissional de um grupo de colaboradores; no âmbito da responsabilidade social interna, a distribuição de vales de natal e a procura de protocolos comerciais para garantir condições comerciais mais vantajosas em estabelecimentos comerciais locais aos colaboradores e irmãos da Misericórdia; e, por fim, em termos de respeito pelo meio ambiente, a parceria com a rede "Zero Desperdício" e o arranque da transição para a mobilidade elétrica.
Após a apresentação, as mesmas foram colocadas à discussão e votação, tendo sido aprovadas por unanimidade.
Do relatório destaca-se os seguintes indicadores de atividade:
Foi mais um ano em que a alteração da Retribuição Mínima Mensal Garantida teve um forte impacto na estrutura de custos com Recursos Humanos, bem como um ano de fortes contingências funcionais com períodos em que algumas respostas sociais estiveram encerradas, por via das orientações nacionais de atuação no âmbito da pandemia de Covid-19 (o que levou a quebra dos rendimentos com comparticipações familiares). Não obstante, com esforço, salvaguardou-se o equilíbrio financeiro e registamos um resultado líquido geral positivo, sem prejuízo dos fins sociais da instituição.
Assim, foi um ano em que se voltou a refletir a perseverança, espírito e valores de entrega do grupo de colaboradores da instituição, bem como da atuação institucional de e para uma sociedade solidária.
Estruturalmente as valências da área de infância continuam com resultados negativos e a penalizar o resultado global, contudo em contínua recuperação quando em comparação a 2018. Continua a prevalecer o seu caracter social para o funcionamento das mesmas.
O relatório e contas aprovadas estão disponíveis para consulta na página de Internet da Instituição (Menu “A Instituição/Corpos Sociais”) e na área de irmãos, incluindo-se, nesta última, as respetivas atas. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.
No decorrer da Assembleia Geral em apreço, foi ainda abordado, de forma genérica, o número de utentes apoiados; o esforço de angariação de novos irmãos e a respetiva participação nas assembleias gerais; informação de monitorização Covid-19 Institucional (casos, testes e vacinação); e da incerteza quanto ao escalar das implicações, não só da pandemia, como também agora da guerra na Ucrânia, destacando-se, neste último ponto, também o apoio institucional no acolhimento de refugiados.