A fim de dar cumprimento ao disposto na alínea b) do n.º2 do artigo 22.º do Compromisso desta Instituição, decorreu, no passado dia 29 de maio, a Assembleia Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul, para apreciação e votação do Relatório e Contas de Gerência do Exercício de 2020 e do respetivo parecer do Conselho Fiscal.
Nota inicial para o facto de a presente Assembleia Geral ter sido adiada, por força de Lei, de março para maio de dois mil e vinte e um em virtude das medidas nacionais de combate à pandemia de Covid-19.
Procedeu-se ao balanço da execução dos objetivos de gestão para o ano em referência (previstos no respetivo Plano de Atividades de Gestão), quer no setor patrimonial em termos de investimento e desinvestimento, quer em termos de ações de natureza estratégica; a um enquadramento com a apresentação dos principais indicadores de execução e resultados; à apresentação pormenorizada das contas de gastos e rendimentos; bem como à apresentação dos resultados por valência funcional.
Após a apresentação, as mesmas foram colocadas à discussão e votação, tendo sido aprovadas por unanimidade.
Do relatório destaca-se os seguintes indicadores de atividade:
Foi mais um ano em que a alteração da Retribuição Mínima Mensal Garantida teve um forte impacto na estrutura de custos com Recursos Humanos, bem como um ano em que não se verificou qualquer alienação de prédios, mas, em contrapartida, registamos um acréscimo de doações/legados e a revisão do acordo de SAD, pelo que se registou, no seguimento das medidas de compensação implementadas, um resultado líquido geral positivo.
Estruturalmente as valências da área de infância continuam com resultados negativos e a penalizar o resultado global, contudo em contínua recuperação quando em comparação a 2018. Prevalece o seu caracter social para o funcionamento das mesmas.
O relatório e contas aprovadas estão disponíveis para consulta na página de Internet da Instituição (Menu “A Instituição/Corpos Sociais”) e na área de irmãos, incluindo-se, nesta última, as respetivas atas. Os Irmãos interessados no acesso a estes, por esta via, deverão fazer o seu registo nesta plataforma.
No decorrer da Assembleia Geral em apreço, foi ainda aprovada a atualização da quota mínima anual de irmão para o valor de 12€, bem como prestadas informações quanto à evolução do processo do “Hotel Geriátrico” e informação de monitorização Covi-19 Institucional (casos, testes e vacinação).